Programa vai atuar, nos três primeiros meses, no combate ao mosquito Aedes Aegypti nos 246 municípios
Governo disponibilizará 112 veículos, entre máquinas, caminhões e automóveis para frentes de trabalho em todo o Estado
O governador Marconi Perillo deu início, nesta quinta-feira (28), à retomada do programa Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal - Patrulha do Desenvolvimento -, com apresentação do maquinário no estacionamento do Estádio Serra Dourada. Ele apresentou 60 caminhões, 12 motoniveladoras, 12 escavadeiras hidráulicas, 12 pás carregadeiras, 12 carros e 4 caminhões prancha, que irão compor as frentes de trabalho nos municípios goianos.
O programa, que começou em 2014, inicia nova fase com foco específico. Ajudar os prefeitos a atacar, de maneira capilarizada e intensa, os focos do Aedes Aegypti em todos os municípios. O programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), será realizado em cogestão com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
"A estratégia e todo trabalho nosso é no sentido de erradicação do Aedes. Goiás, hoje, é um estado modelo no Brasil, em termos de ação conjunta com o Governo Federal, com os municípios, as instituições da sociedade civil, e com a união de toda nossa equipe", anunciou Marconi.
Vice-governador e secretário da SED, José Eliton conclamou a população para a batalha contra o mosquito. "É necessária uma ação conjunta da sociedade. Dos prefeitos, do governo do Estado, da sociedade, de cada cidadão, de cada cidadã, para levar o entulho de dentro de sua casa para fora, para que a patrulha possa chegar e ajudar a limpar."
Certificado "Cidade Livre do Aedes"
De acordo com Marconi, a Patrulha do Desenvolvimento retornará ao objetivo principal para o qual foi criada após essa "operação varredura" ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. Disse que esse trabalho deve durar cerca de três meses. O calendário de fevereiro já está estabelecido e deve beneficiar 40 municípios.
Afirmou que os municípios que erradicarem o mosquito receberão recursos dobrados em dois meses do ano. "Vou assinar um certificado, um decreto de Cidade Livre do Aedes para ser entregue aos prefeitos. E o município que conseguir este certificado vai ganhar o valor em dobro no mês de julho e no mês de dezembro relativamente à contrapartida que nós repassamos todos os meses às prefeituras na área da Saúde", anunciou.
Apelo - No final do evento, Marconi fez um pedido especial aos trabalhadores da Patrulha. "Vocês já dedicam demais, eu sei disso. Mas, peço que se desdobrem nesses três primeiros meses, porque a causa é justa. Combater esse mosquito que mata e que agora, inclusive, deforma as crianças que ainda vão nascer é algo muito nobre", argumentou.
Danilo de Freitas despede-se do Governo
Em sua última participação em um evento do governo, o superintendente executivo do Desenvolvimento Regional, Danilo de Freitas, anunciou o desligamento de suas funções para retomar a advocacia. Marconi agradeceu o período de mais de quatro anos em que Freitas ocupou cargos no primeiro e segundo escalões do governo estadual.
"Serviu até o dia de hoje, com competência, dedicação, com esmero, colocando seu talento a serviço dos goianos. Muito obrigado por sua colaboração. Quero, como goiano, como governador, como amigo do Danilo, em meu nome e em nome do vice, José Eliton, agradecê-lo e desejar muito boa sorte na banca de advogados que o senhor deixou quatro anos e meio atrás, emprestado ao Governo de Goiás, e que agora volta, com certeza, com seu talento para colaborar em outra frente de batalha para o sucesso do nosso Estado", disse.
Participaram do evento dezenas de prefeitos, lideranças políticas, o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, presidente da Agetop, Jayme Rincón, secretário de Relações Institucionais, Sérgio Cardoso, deputado federal Giuseppe Vecci, deputados estaduais Talles Barreto e Marlúcio Pereira, superintendente Executivo de Ciência e Tecnologia da SED Mauro Faiad, presidente da Juceg, Rafael Lousa, Secretário-chefe do Gabinete Militar, Coronel Adailton, entre outros auxiliares do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário