No dia 25 de setembro, as 19h foi realizada uma experiência de interação de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP/PIBID-SANTA HELENA), com alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão. O foco do trabalho é “Alfabetização Matemática, Científica e formação de Professores”. O Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) constituído na Escola Municipal Santa Helena é voltado para a inserção de aulas sobre fenômenos naturais, tecnológicos e sociais no Ensino Fundamental, orientadas para o desenvolvimento de habilidades.
O conceito de PGP foi introduzido a partir da disciplina de Estágio I do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Goiás. Nela os licenciandos saem do papel de executores para o papel de criadores ao fazer parte, como professores-pesquisadores participantes de um grupo de pesquisas estruturado dentro da escola: um PGP. O PGP foi constituído na escola na parceira entre Universidade-Escola e é formado por professores formadores que atuam na escola e os professores do IF/UFG (LEANDRO, 2013). A partir do diálogo entre o licenciando e os professores formadores, foi criado o Projeto de Investigação Coletivo (PIC), que tem como objetivo propiciar mecanismos e ferramentas para que os professores formadores participassem ativamente da pesquisa e da publicação de seu conhecimento (GENOVESE; GENOVESE, 2012).
A articulação dos objetivos do licenciando com os objetivos dos professores formadores se deu através da criação do Projeto de investigação Simplificado (PIS). O PIS foi construído pelos licenciandos a partir de uma reflexão entre seus objetivos e os objetivos dos professores formadores, bem como as demandas da escola. Logo, os conteúdos e as estratégias resultantes da pesquisa são analisados e discutidos demais estagiários atuantes na escola e pela professora formadora Márcia Friedrich, em reuniões de planejamento ocorridas na escola semanalmente. Assim, tanto o trabalho de escrita como o trabalho de apropriação dos referenciais teóricos propostos para intervenções pedagógicas tiveram o objetivo de promover a formação inicial dos licenciandos enquanto estagiários e a formação continuada da professora formadora.
Nesta perspectiva ocorreu a reflexão entre o PGP e os licenciandos em Pedagogia da Faculdade Padrão. Foi um momento muito rico de troca de experiências entre os participantes.
Outro aspecto considerado relevante é a perspectiva de se olhar para as intervenções do estágio como pesquisa que subsidiará o acadêmico na construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
A Faculdade Padrão, juntamente com a Diretora Pedagógica Professora Dóris Reis e a professora Márcia Friedrich, titular da disciplina de Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais agradecem a disponibilidade das acadêmicas Priscilla, Silvia, Juliane, Jhenyffer, Rhannyele e Verônyca (PGP/PIBID-SANTA HELENA).
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