sábado, 26 de setembro de 2015

Faculdade Padrão Realiza PGP Com Alunos do Curso de Pedagogia

No dia 25 de setembro, as 19h foi realizada uma experiência de interação de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP/PIBID-SANTA HELENA), com alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade Padrão. O foco do trabalho é “Alfabetização Matemática, Científica e formação de Professores”. O Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) constituído na Escola Municipal Santa Helena é voltado para a inserção de aulas sobre fenômenos naturais, tecnológicos e sociais no Ensino Fundamental, orientadas para o desenvolvimento de habilidades.

O conceito de PGP foi introduzido a partir da disciplina de Estágio I do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Goiás. Nela os licenciandos saem do papel de executores para o papel de criadores ao fazer parte, como professores-pesquisadores participantes de um grupo de pesquisas estruturado dentro da escola: um PGP. O PGP foi constituído na escola na parceira entre Universidade-Escola e é formado por professores formadores que atuam na escola e os professores do IF/UFG (LEANDRO, 2013). A partir do diálogo entre o licenciando e os professores formadores, foi criado o Projeto de Investigação Coletivo (PIC), que tem como objetivo propiciar mecanismos e ferramentas para que os professores formadores participassem ativamente da pesquisa e da publicação de seu conhecimento (GENOVESE; GENOVESE, 2012).

A articulação dos objetivos do licenciando com os objetivos dos professores formadores se deu através da criação do Projeto de investigação Simplificado (PIS). O PIS foi construído pelos licenciandos a partir de uma reflexão entre seus objetivos e os objetivos dos professores formadores, bem como as demandas da escola. Logo, os conteúdos e as estratégias resultantes da pesquisa são analisados e discutidos demais estagiários atuantes na escola e pela professora formadora Márcia Friedrich, em reuniões de planejamento ocorridas na escola semanalmente. Assim, tanto o trabalho de escrita como o trabalho de apropriação dos referenciais teóricos propostos para intervenções pedagógicas tiveram o objetivo de promover a formação inicial dos licenciandos enquanto estagiários e a formação continuada da professora formadora.

Nesta perspectiva ocorreu a reflexão entre o PGP e os licenciandos em Pedagogia da Faculdade Padrão. Foi um momento muito rico de troca de experiências entre os participantes. 
Outro aspecto considerado relevante é a perspectiva de se olhar para as intervenções do estágio como pesquisa que subsidiará o acadêmico na construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
A Faculdade Padrão, juntamente com a Diretora Pedagógica Professora Dóris Reis e a professora Márcia Friedrich, titular da disciplina de Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais agradecem a disponibilidade das acadêmicas Priscilla, Silvia, Juliane, Jhenyffer, Rhannyele e Verônyca (PGP/PIBID-SANTA HELENA).



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