quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O Globo Demite 30 Jornalistas

Mais jornalistas perderam seus empregos nesta terça-feira, 1º de setembro. A direção da Infoglobo, responsável pelos diários O Globo, Extra e Expresso, iniciou processo de enxugamento do quadro de funcionários. Os cortes atingem a redação e outros setores da companhia. De acordo com apuração da reportagem do Portal Comunique-se, as demissões vão cortar, ao todo, 20% dos postos de trabalho mantidos pela empresa de comunicação.

Em O Globo, principal impresso do grupo, ao menos 30 jornalistas foram demitidos. Inserido no corte, o editor executivo Pedro Doria usou a página que mantém no Facebook para explicar que deixa o cargo de chefia, onde atuava no dia a dia do veículo carioca, para seguir apenas como colunista de tecnologia da casa, atividade pela qual é um dos finalistas do Prêmio Comunique-se 2015. “A parte mais divertida”, escreveu sobre seu trabalho com a coluna, antes de reforçar que o passaralho representa “um dia muito duro na redação”.

Somando os outros dois impressos da empresa, Extra e Expresso, mais profissionais da redação foram demitidos. Em relação ao Extra, o corte acontece na semana posterior em que o diretor de redação, Octavio Guedes, deixou o posto de apresentador do ‘CBN Rio’ para se dedicar integralmente ao jornal. Na ocasião, o executivo afirmou que havia muito “projetos em curso” à frente do diário vendido nas bancas do Rio de Janeiro por R$ 1,25.

Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, um jornalista de O Globo afirma que até o meio da tarde desta terça, o comando da empresa não explicou a situação nem para os próprios funcionários. Com colegas tendo as demissões confirmadas ao longo do dia, ele relata que o clima na redação é de velório. “Péssimo o clima, gente chorando. A redação está silenciosa”, lamenta.

Sobre a situação, a assessoria de comunicação da Infoglobo confirma que a empresa tomou a iniciativa de realizar um processo de reorganização da estrutura com objetivo de se adequar ao atual momento e às perspectivas futuras. É certo que a mudança vai refletir em diversas áreas da empresa, incluindo realocação de profissionais e redefinição de cargos e títulos. A empresa ressalta que por se tratar de movimentação estratégica, números ou detalhes da operação não serão divulgados no momento.

100 demissões no começo do ano
As demissões desta semana não representam a primeira série de cortes nos jornais da Infoglobo em 2015. Em janeiro, O Globo demitiu mais de 100 funcionários. A redução da redação tinha, como agora, atingindo ao menos 30 jornalistas.

Nenhum comentário: