Delegação formada por empresários e representantes do governo estadual
tem como meta ampliação de parcerias com países andinos
Com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, à frente, uma missão governamental e empresarial goiana segue neste sábado (26) para visita a dois países sul-americanos. Os compromissos começam na segunda-eira (28) na cidade de Lima, capital do Peru, e encerram-se na sexta-feira (03/10) em Bogotá, capital colombiana.
Vão compor a comitiva o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas (Sindifargo), Heribaldo Egídio Silva, o diretor do Sindicato de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Leandro Stival, além de empresários dos setores de soja e derivados, trigo, carnes bovinas e de aves, cereais matinais, rações animais e produtos farmacêuticos.
Peru
A primeira etapa da missão será no Peru. Na manhã de segunda-feira, em Lima, às 9 horas, a comitiva participa de seu primeiro compromisso oficial com a realização do seminário “Potencialidades Econômicas do Estado de Goiás”. O vice-governador apresenta para os convidados os dados relevantes sobre a economia goiana, e, em seguida, o chefe de Promoção do Setor Comercial da Embaixada do Peru no Brasil, Alex Guimarães, fala sobre as potencialidades e demandas do Peru. O evento segue com “caso de sucesso” de empresário brasileiro no Peru, com participação do embaixador do Brasil naquele país, Carlos Alfredo Lazary Teixeira. Às 11 horas, acontece uma rodada de negócios de empresários dos segmentos de soja e derivados, carnes bovinas e de aves, ração animal, cereais matinais, trigos e fármacos.
No período da tarde, às 16 horas, os empresários goianos vão participar de seminário sobre oportunidade de negócios na Comissão para a Promoção do Peru para a Exportação e Turismo (PromPeru). No mesmo horário, o vice-governador faz visita ao ministro de Agricultura, Juan Manuel Benitez.
Na primeira agenda do dia 29, terça-feira, às 9 horas, os missionários visitam a sede da consultoria Ernest & Young, uma das quatro maiores empresas de serviços profissionais do mundo, presente em 150 países. A empresa é referência em apoio e fomento ao empreendedorismo.
Ao meio dia, a comitiva goiana será recebida na Embaixada do Brasil em Lima. De lá, segue para visita à empresa Alicorp, considerada a maior do setor de alimentos do país andino.
Colômbia
Na manhã do dia 30, quarta-feira, a delegação segue para a Colômbia. Neste mesmo dia, à tarde, o vice-governador José Eliton será recebido pela vice-ministra de Comércio da Colômbia, Mariana Sarasti Montoya.
No dia 1º de outubro, de manhã, a delegação faz visita técnica à Associação Nacional dos Empresários Colombianos (Andi). Os goianos serão recebidos pela diretora para Assuntos Internacionais, Ana Milena Cortázar Mejia. Depois, seguem para nova visita na Federação dos Comerciantes (Fenalco), quando serão recebidos pelo vice-presidente de Comércio Exterior, Eduardo Visbal.
No período vespertino, os missionários visitam a ProColombia, entidade responsável pela promoção do turismo e investimentos na Colômbia. Eles serão recebidos pelo vice-presidente de Exportações da agência, Ricardo Vallejo.
A sexta-feira, dia 2, último dia de agenda da missão no exterior, começa com o seminário “Potencialidades Econômicas do Estado de Goiás”. A apresentação será feita por José Eliton, enquanto os colombianos enumerarão também suas potencialidades e demandas. Este evento vai contar com participação da embaixadora brasileira na Colômbia, Maria Elisa Berenguer.
No momento seguinte, acontece uma rodada de negócios setoriais entre empresários das seguintes áreas: soja e derivados, carnes bovinas e de aves, ração animal, cereais matinais e fármacos.
À tarde, José Eliton será recebido pelo governador de Cundinamarca, Guillermo Abel Rivera Flores. Este departamento da Colômbia é dividido em 15 províncias e abriga 116 municípios colombianos.
Uma visita ao Aeroporto de Passageiros e de Cargas El Dorado, em Bogotá, encerra os compromissos oficiais da missão. O aeroporto é considerado o primeiro da América Latina em movimento de cargas e o terceiro em números de passageiros. A delegação retorna no dia 3 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário