quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dia Nacional do Homem - Ações de Prevenção e Promoção de Saúde

No próximo dia 15, das 8h às 13h, a unidade do SEST-SENAT receberá uma equipe composta de 40 técnicos, composta por: enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, acadêmicos de enfermagem, entre outros. Profissionais estes da Secretaria do Estado da Saúde (Coordenação de Saúde do Homem, DST/AIDS), do SESC (Serviço Social do Comércio), do SEST (Serviço Social do Transporte) e do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O evento que será realizado na data em que se comemora o Dia Nacional do Homem, além de divulgar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, tem o objetivo de promover a conscientização da população masculina sobre a importância da prevenção e promoção da saúde. 

No Estado de Goiás, as causas externas elevam os números da mortalidade masculina na faixa etária de 20 a 59 anos, seguidas pelas doenças do aparelho circulatório e pelas neoplasias. Ao analisar a violência não-letal, a vulnerabilidade e o risco dos homens continuam sendo maiores, quando comparados às mulheres, conforme dados levantados das internações hospitalares por causa externas. As principais formas de agressão que levaram esses pacientes às internações foram: o uso de arma de fogo; o uso de objeto cortante e penetrante; a força física; além dos acidentes de transporte. “A cultura de que ser homem estaria associada à invulnerabilidade, à força, à coragem e à virilidade influenciam na conduta e nos hábitos de suas vidas, detalhes que, na maioria das vezes, dificultam a adesão dos homens aos tratamentos básicos. Por isso, muitos agravos poderiam ser evitados se houvesse uma regularidade nas medidas de prevenção primária”, afirmou a psicóloga Maria Vitória Evangelista, Subcoordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem da Spais (Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde) SES/GO. 

Na programação além de palestras, exposição de cartazes e banneres alusivos à temática, e distribuição de materiais educativos, serão oferecidos aos frequentadores as seguintes ações na área de saúde: aferição de pressão arterial; avaliação de acuidade visual e auditiva; teste de glicemia; orientações de saúde bucal e nutrição, avaliação do índice de massa corpórea; distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção de violência, acidentes e tabagismo. 

Nenhum comentário: