sábado, 30 de maio de 2015

I Seminário De Perda Auditiva do Trabalhador de Goiás

Centenas de trabalhadores goianos sofrem, gradativamente, a perda auditiva em função da falta de prevenção e uso dos equipamentos de proteção coletiva e individual. O problema atinge principalmente profissionais que ficam expostos a ruídos, entre os quais empregados da construção civil, de siderúrgicas, frigoríficos, do trânsito e indústrias. Com o objetivo de discutir as formas efetivas de prevenção a este agravo econscientizar os profissionais de saúde para a notificação da perda auditiva, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador/SUVISA/SES-GO, realiza no dia 29 de junho de 2015, das 13 às 18 h, o I Seminário de Saúde Auditiva do Trabalhador em Goiás.

O evento é resultado de uma parceria firmada entre a SES-GO, o Departamento de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Goiânia. Ele está programado para acontecer no Auditório da Área I da PUC com a presença de aproximadamente 100 profissionais, entre os quais fonoaudiólogos, médicos do trabalho e acadêmicos da área. As fonoaudiólogas da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador informam que a perda auditiva ocorre a longo prazo, em função da sobrecarga de ruídos no ambiente de trabalho e destacam que a perda auditiva é irreversível, mas não é incapacitante para o trabalho.

Durante o seminário, os organizadores do evento conscientizarão o público sobre a importância da prevenção. Além disso, esclarecerão os profissionais que atuam em clínicas de medicina ocupacional a diagnosticar e notificar os casos de perda auditiva. As fonoaudiólogas afirmam que a notificação é imprescindível para que o poder público conheça a dimensão do problema para a estruturação e implementação de políticas públicas efetivas, capazes de prevenir a ocorrência do agravo.


Evento – 1º Seminário de Saúde Auditiva do Trabalhador em Goiás

Data – 29 de maio de 2015

Horário – 13 horas às 18 horas

Local – Auditório da PUC, Área I – Praça Universitária

Nenhum comentário: