o governador ser reeleito no primeiro turno
O governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) está cada vez mais perto de vencer a eleição no primeiro turno. É o que mostra a nova pesquisa realizada pelo instituto Veritá e divulgada pelo site Goiás 247 na noite desta quinta-feira. Marconi tem 45,3% das intenções de voto e o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB), tem 24,5%. Em votos válidos, Marconi tem 53,1%. Ou seja: ele tem o apoio de mais eleitores do que o necessário para liquidar a disputa já no dia 5 de outubro.
O terceiro colocado é o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), com 9,7%. Antônio Gomide (PT), ex-prefeito de Anápolis, aparece em quarto com 4,6%. Os candidatos Professor Weslei (PSol), Alexandre Magalhães (PSDC) e Marta Jane (PCB) não alcançaram 1%. Indecisos representam 7,2% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 7,6%.
Na espontânea, Marconi foi o candidato lembrado por 37,8% dos eleitores ouvidos pelo Veritá. Citaram o nome de Iris 19,1% e o nome de Vanderlan, 8,4%. O candidato do PT foi mencionado por 3,2%. Sem o auxílio da cartela com os postulantes ao governo, não souberam responder 24,8%. Brancos e nulos, 6,4%.
Convicção
Pela primeira vez, o instituto mediu a convicção dos eleitores quanto ao candidato a governador que eles escolheram para votar. Se disseram firmes na decisão que tomaram 71,6%, enquanto 22,7% admitiram a possibilidade de mudar o voto. Essa é uma informação que potencializa as chances de o governador Marconi Perillo ser reeleito no primeiro turno.
O Veritá também perguntou aos goianos quem é o candidato que eles acham que vai ser eleito governador, independente do nome que escolheram para votar. Apostam na vitória de Marconi 69,8%. Na pesquisa divulgada no dia 11 de setembro, esta mesma faixa do eleitorado representava 61,3%. Acreditam que Iris voltará ao Palácio das Esmeraldas 11,4%, contra 14% na rodada anterior. O percentual de eleitores que projetam a eleição de Vanderlan e Gomide é de 1,3% e 0,9% respectivamente. Na pesquisa anterior, representavam 2,5% e 1,9%.
O instituto Veritá ouviu 2.203 eleitores entre os dias 22 e 24 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,09 pontos percentuais para mais ou para menos. A contratante é a Editora 247. O número do registro no Tribunal Regional Eleitoral é 00142/2014.

Nenhum comentário:
Postar um comentário