sábado, 27 de setembro de 2014

Fortiori / TVSD: Marconi tem 42%, com 18 pontos de frente sobre Iris

Com mais intenções de votos que a soma dos adversários, 
governador mantém expectativa de vitória no 1º turno 


Mais uma pesquisa eleitoral aponta o favoritismo do governador Marconi Perillo (PSDB) na corrida para o Governo de Goiás e a possibilidade de vitória do tucano no 1º turno, dia 5 de outubro. Levantamento feito pelo Instituto Fortiori, contratado pela TV Serra Dourada e realizado entre os dias 22 e 25 de setembro, mostra que Marconi tem 42% das intenções de votos e tem 18 pontos porcentuais de frente sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 24%.

Na comparação com a rodada anterior, Marconi e Iris oscilaram, cada um, 1 ponto porcentual para cima, mantendo a distância de 18 pontos entre eles. O governador aparecia com 41% das intenções de votos e Iris, com 23%. O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, tem 10%, mesmo índice registrado na rodada anterior. O candidato do PT, Antônio Gomide, oscilou 1 ponto porcentual para cima e tem agora 7%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de votos.

A soma dos índices dos adversários é menor do que o índice obtido por Marconi, o que mostra a tendência da definição da eleição no primeiro turno. Em votos válidos, o governador tem 50,3% das intenções, diante de 28,4% de Iris e 12,4% de Vanderlan. Gomide aparece com 7,8% das intenções de votos válidos. Marta Jane (PCB), Weslei Garcia (PSOL) e Alexandre Magalhães (PSDC) têm, respectivamente, 0,6%, 0,4% e 0,1% dos votos válidos do Fortiori.

O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Segundo o levantamento, 8% dos entrevistados dizem estar indecisos quanto ao voto para governador e outros 8% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Espontânea 
Marconi tem 34% das intenções na pesquisa espontânea, 1 ponto porcentual a mais que na rodada anterior, em que aparecia com 33%. Iris avançou três pontos porcentuais entre os dois levantamentos, de 16% para 19% das intenções de votos, mostra o Fortiori.

Vanderlan oscilou 1 ponto para cima e agora tem 8% das intenções de votos na pesquisa espontânea, em que o eleitor indica livremente o candidato de sua preferência. Gomide tinha 3% na rodada anterior e agora tem 5%. Os demais candidatos não atingiram um 1% das intenções ou não pontuaram na espontânea.

Marconi lidera todos os cenários de segundo turno
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera com folga todos os cenários de segundo turno da disputa para o Palácio das Esmeraldas, mostra a pesquisa Fortiori/TV Serra Dourada. No confronto com Iris Rezende (PMDB), o mais provável caso haja segundo turno, o tucano tem 50% das intenções e o ex-prefeito de Goiânia, 35% – frente de 15 pontos porcentuais. Os eleitores indecisos somam 5% e 10% dizem que votarão em branco ou nulo.

No duelo com o candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, Marconi tem 53%, diante de 32% do pessebista – frente de 21 pontos porcentuais. Os eleitores indecisos somam 5% e 10% dizem que votarão em branco ou nulo.

70% acreditam que Marconi vencerá
O índice de eleitores que afirmam que o governador Marconi Perillo (PSDB) vencerá as eleições estaduais é de 70%, mostra a pesquisa Fortiori TV/Serra Dourada.

O índice é 3 pontos porcentuais maior que o registrado na rodada anterior, divulgado dia 22 de setembro, em que 67% diziam que o tucano sairá vitorioso da disputa. O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Para 13%, Iris Rezende (PMDB) vencerá as eleições estaduais, mesmo índice da pesquisa anterior. Também no caso de Vanderlan Cardoso (PSB) e de Antônio Gomide, o índice dos que creem na vitória deles se manteve inalterado, em 2% e 1%, respectivamente.

Nenhum comentário: