sábado, 15 de março de 2014

Hamilton é Pole, Massa Larga em Nono e Novo Companheiro Faz Vettel Comer Poeira


Foto Paul Crock / AFP
Sobrou emoção no primeiro treino oficial da temporada 2014 da Fórmula-1. Com novasregras e muita chuva, a Mercedes confirmou o favoritismo e largará na frente no GP da Austrália. Lewis Hamilton, com o cronômetro zerado, fez a primeira pole do campeonato.

E foi seguido por um surpreendente Daniel Ricciardo (Red Bull). Depois de o time tetracampeão enfrentar problemas na pré-temporada, o australiano deu show correndo em casa. Deixou Sebastian Vettel (Red Bull) comendo poeira e largará na primeira fila. Um baita resultado, comemorado efusivamente nos boxes.

Estreante, Kevin Magnussen (McLaren) fez um ótimo 4º tempo. Enquanto isso, Jenson Button viu tudo dos boxes, pois foi eliminado no Q2. Outras duas surpresas do Q3 foram os carros da Toro Rosso. Enquanto Jean-Eric Vergne largará em 6º, o novato russo Danill Kvyat sairá na 8ª posição. O guri é fera!

Dos 10 primeiros, seis têm motor Mercedes. Além das Toro Rosso, Fernando Alonso(Ferrari) fez um consistente 5º tempo. E, ao deixar Kimi Raikkonen para trás, começa a confirmar os prognósticos de que o Homem de Gelo vai ter de remar muito para encará-lo.

Repleta de expectativa, a estreia de Felipe Massa na Williams começou animadora e terminou com uma pequena decepção. O brasileiro arriscou e, ao optar pelos pneus intermediários na reta final do treino, ficou com apenas a 9ª colocação. Mesmo assim, mostrou duas coisas que lhe faltaram nos últimos anos: coragem e vontade de vencer. O ano começou promissor!

Foto William West / AFP

A grande decepção do treino foi a Lotus. Depois de terminar a temporada passada com um bom desempenho, o time estreou da pior forma possível, sequer passando ao Q2. EnquantoRomain Grosjean andou muito mais lento que os demais carros, Pastor Maldonado sequer conseguiu marcar tempo. Uma grande surpresa negativa neste início de campeonato.

Para fechar, duas boas novidades deste ano. A primeira é que o Q3 terá 12 minutos, em vez de 10 (dois minutos foram retirados do quase sempre monótono Q1). A segunda é o repaginado layout de transmissão na TV, com cores identificando os carros, o que ficou bem legal, ainda mais em um ano com vários novatos.

A seguir, confira os destaques do treino:

Q1 – Medo da chuva e uma grande decepção

Foto Lotus, Divulgação
Com dois minutos a menos em relação à temporada passada (agora são 18 minutos no total), o Q1 começou com expectativa de chuva em Melbourne. Por isso, logo cedo todos os pilotos foram para a pista tentar garantir um bom tempo.

Um surpreendente Daniel Ricciardo – correndo em casa com a Red Bull tão problemática na pré-temporada – fechou na frente, seguido de Kevin Magnussen (McLaren) e Felipe Massa(Williams). Comprovando a boa fase dos testes, o brasileiro mostrou bom desempenho e garantiu vaga no Q2 sem problemas.

Faltando três minutos para o fim do Q1, a chuva veio e antecipou o fim da disputa. A grande decepção foi a Lotus. Romain Grosjean rodou mais de seis segundos mais lento do que o líder Ricciardo.

Já Pastor Maldonado entrou tardiamente na pista, passeou pelo menos duas vezes na área de escape e nem tempo marcou. O resultado foi uma dobradinha na lanterna do grid.

Além dos dois pilotos da Lotus, foram eliminados no Q1 o estreante Marcus Ericsson(Caterham), Esteban Gutiérrez (Sauber), Jules Bianchi (Marussia) e Max Chilton(Marussia). A boa surpresa foi ver o japonês Kamui Kobayashi retornando já com vaga no Q2. Dá-lhe Koba!

Q2 – Chuva, carros dançando e Vettel eliminado
Foto Red Bull, Divulgação
Pela primeira vez com chuva de verdade – na pré-temporada, o único teste no molhado foi com a pista molhada artificialmente –, o Q2 teve emoção. Os pilotos brigaram com os carros para mantê-los na pista, com muitas saídas de traseira, exigindo “braço” para segurá-los na pista.

Os últimos 14 minutos foram de carros rodando cada vez mais rápidos, com a pista secando progressivamente. Com isso, vários pilotos alternaram na frente. O rodízio só diminuiu quando, faltando menos de dois minutos para o fim, Kimi Raikkonen (Ferrari) rodou e bateu. Isso provocou uma bandeira amarela no setor e obrigou os demais pilotos a reduzirem a velocidade. Logo, a chance para baixar o tempo minguou.

O resultado foi um Q2 de surpresas. Ficaram fora Jenson Button (McLaren), Raikkonen,Adrian Sutil (Sauber), Kamui Kobayashi (Caterham) e Sergio Pérez (Force India). Destaque para a classificação do estreante Daniil Kvyat (Toro Rosso).

Mas a grande novidade foi a eliminação de Sebastian Vettel (Red Bull), o que não acontecia em um Q2 desde o GP da China de 2012. Mais interessante do que isso foi ver a festa da torcida australiana quando o tetracampeão completou a última volta, garantindo o 13º tempo: uma vibração como se tivesse celebrando um gol em final de campeonato.

O motivo: o companheiro e australiano Daniel Ricciardo se garantiu no Q3. Enquanto o novato sorria, o alemão fez um aceno de reclamação de dentro do carro, em um claro sinal de decepção e raiva. Pelo visto, mais do que trabalhar para que a Red Bull volte a dominar a categoria, Vettel terá outro problema. E bem ao lado da garagem.

Confira o grid (a largada é às 3h de domingo)

1 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 1:44:231
2 – Daniel Ricciardo (Red Bull) – 1:44.548
3 – Nico Rosberg (Mercedes) – 1:44.595
4 – Kevin Magnussen (McLaren) – 1:45.745
5 – Fernando Alonso (Ferrari) – 1:45.819
6 – Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) – 1:45.864
7 – Nico Hulkenberg (Force India) – 1:46.030
8 – Daniil Kvyat (Toro Rosso) – 1:47.368
9 – Felipe Massa (Williams) – 1:48.079
10 – Jenson Button (McLaren) – 1:44.437
11 – Kimi Raikkonen (Ferrari) – 1:44.494
12 – Sebastian Vettel (Red Bull) – 1:44.668
13 – Adrian Sutil (Sauber) – 1:45.655
14 – Kamui Kobayashi (Caterham) – 1:45.867
15 – Valtteri Bottas (Williams) – 1:48.147 (Foi para o Q3, mas perdeu cinco posições)
16 – Sergio Pérez (Force India) – 1:47.293
17 – Max Chilton (Marussia) – 1:34.293
18 – Jules Bianchi (Marussia) – 1:34.794
19 – Marcus Ericsson (Caterham) – 1:35.157
20 – Romain Grosjean (Lotus) – 1:36.993
21 – Pastor Maldonado (Lotus) – Sem tempo
22 – Esteban Gutiérrez (Sauber) – 1:35.117 (Saiu no Q1, mas perdeu cinco posições no gris)

Blog Fórmula 1- Leandro Becker

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