segunda-feira, 31 de março de 2014

Campeonatos Estaduais: As Decisões Pelo Brasil


Num confronto de mata-mata, não dá para esperar muito, os times não têm muita margem de manobra. Então, se o placar é adverso, que se busque a reação imediatamente. No caso da semifinal do Campeonato Paulista, com uma só partida, a urgência ainda é maior, como o Santos tomou nota neste domingo.

Perdendo na Vila Belmiro para o surpreendente Penapolense, com menos de 60 minutos pela frente para lutar pela sobrevivência, os garotos da equipe litorânea foram o ataque, mas sem perder a compostura, e conseguiram a segunda virada do jogo para vencer por 3 a 2 e garantir um lugar na final contra o Ituano, que eliminou o Palmeiras em pleno Pacaembu.

Méritos também para o técnico Oswaldo de Oliveira, que viu dois de seus substitutos serem importantíssimos para a recuperação. O time perdia por 2 a 1 no segundo tempo, mas viu dois homens sacados do banco brilharem em suas primeiras intervenções.

Primeiro foi o atacante Rildo a fazer uma boa jogada pela ponta esquerda, ir ao fundo e cruzar na cabeça de Leandro Damião. Depois de algumas chances perdidas, foi a vez do centroavante Stefano Yuri, recém-promovido – e que entrou no lugar de Damião –, marcar.

“Na hora em que estava saindo, o Damião falou para eu ficar na área que a bola ia sobrar para mim. O Oswaldo falou que era para eu fazer a mesma função do Damião”, disse Yuri, que foi campeão da Copa São Paulo de juniores deste ano.

Se o Penapolense não conseguiu levar adiante sua impressionante campanha, o Ituano conseguiu se firmar como a grande surpresa do campeonato ao desbancar um combalido Palmeiras. O time de Gilson Kleina não só perdeu por 1 a 0 (gol de Marcelinho), como viu Alan Kardec deixar o gramado chorando, lesionado, assim como o goleiro Fernando Prass, também com problema físico. O chileno Jorge Validvia, para completar, só pôde entrar em jogo no segundo tempo, sofrendo com dores no tornozelo.

Outros tipos de virada
O Campeonato Gaúcho já está na decisão, com jogos de ida e volta. Na abertura deste embate, o Internacional conseguiu um grande resultado ao bater seu arquirrival Grêmio por 2 a 1, em plena arena adversária, após ter levado o primeiro gol de Hernán Barcos. Rafael Moura foi o nome da tarde, acertando duas cabeçadas na grande área.

Por ter vencido fora de casa, com os gols como visitante contando, o time de Abel Braga agora pode até perder por 1 a 0 que será o campeão. Um placar de 2 a 1 leva a disputa para os pênaltis.

Além disso, para os Colorados, melhor ainda: a vitória tem o valor simbólico de ter acontecido no histórico Gre-Nal de número 400. Sim, quatro centenas de confrontos entre os dois clubes. Haja rivalidade.

No Campeonato Carioca, o Vasco também conseguiu reagir, mas com um pouco mais de prazo. Na segunda partida semifinal contra o Fluminense, o time cruzmaltino, jogando em desvantagem por ter feito campanha pior na fase inicial, venceu por 1 a 0 e avançou para a decisão contra o Flamengo.

Este será o primeiro Clássico dos Milhões valendo o título do Rio de Janeiro desde 2004, quando os rubro-negros foram campeões, com placar agregado de 5 a 2 – Abel era o técnico e Julio Cesar, hoje titular da Seleção, ainda estava no elenco.

O gol da classificação foi do atacante Edmílson, que chega a 11 no campeonato, se isolando na artilharia. “Agradecemos à torcida por acreditar na gente mesmo com tudo o que aconteceu no ano passado. Tem que descansar, não tem nada decidido. Mas falta pouco. O mais importante é que é uma decisão em que estamos e tudo pode acontecer”, afirmou.

Campeonato Mineiro
Primeiro foi o Cruzeiro, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Boa Esporte, com Dagoberto e Bruno Rodrigo. Depois o Atlético, que saiu atrás, com algum susto, mas buscou empate por 1 a 1 com o América, com Neto Berola. E os dois arquirrivais voltam a se enfrentar na decisão do estadual.

Em meio ao duelo pelo troféu regional, os dois clubes também se veem envolvidos com a Copa Libertadores da América. “Agora até conversamos na oração para todo mundo se preparar bem, porque temos um jogo decisivo, difícil, mas com condições de chegar lá ganhar e mudar nossa situação na Libertadores”, disse o técnico Marcelo Oliveira, da Raposa.

E o que mais?
No Campeonato Paraense, o Maringá desbancou o Coritiba com um empate por 1 a 1 no jogo de volta da semifinal, após um triunfo por 2 a 1 na ida. A equipe vai enfrentar o Atlético Paranaense, que vem jogando com seu time sub-23, orientado por Dejan Petkovic, na final.

O Campeonato Baiano vai ser decidido, mesmo, com um Ba-Vi. O Vitória assegurou seu posto neste domingo com uma goleada por 6 a 0 sobre seu xará, o Vitória de Conquista. Os experientes Souza e Hugo marcaram.

Pelo Campeonato Pernambucano, o Náutico derrotou o Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro, e assegurou a liderança do hexagonal final, podendo disputar a segunda partida da semifinal contra o Salgueiro e de uma eventual final na Arena Pernambucano. O Sport vai encarar o Santa Cruz.

Em busca de uma vaga na final do Campeonato Catarinense, Criciúma e Figueirense se enfrentaram neste domingo, no estádio Heriberto Hülse. Os visitantes derrotaram os anfitriões por 3 a 2 e se garantiram na disputa pelo título contra o Joinville.

Nenhum comentário: