Por Brian Homewood
BASILEIA, 13 Ago (Reuters) - Os jogadores do Brasil devem jogar regularmente por seus clubes, mesmo que seja na "décima divisão", e colocar a seleção brasileira acima de suas preocupações financeiras para poderem manter suas vagas no time que disputará a Copa do Mundo de 2014, afirmou o técnico Luiz Felipe Scolari nesta terça-feira.
Felipão, que revelou ter preocupação especial com a situação do goleiro Julio Cesar, fez o alerta no reencontro da equipe pela primeira vez desde a conquista do título da Copa das Confederações, em junho, e disse aos jogadores que ainda há um caminho longo até o Mundial do ano que vem em casa.
O treinador disse que os jogadores precisam considerar cuidadosamente suas carreiras nos clubes e escolherem equipes onde tenham maior espaço para jogar regularmente, em vez de tomarem decisões com base apenas no aspecto financeiro.
"Um jogador que quer jogar pelo Brasil tem que pensar na seleção e não pensar apenas no lado monetário", disse Felipão a jornalistas na Basileia, onde o Brasil enfrentará a Suíça na quarta-feira.
"O espírito que nós mostramos na Copa das Confederações foi absolutamente espetacular. Mas agora acabou e estamos em um novo caminho. Os atletas precisam lembrar que muita coisa pode acontecer", acrescentou.
"Os jogadores sabem que ninguém assegurou o posto. Jogamos muito bem na Copa das Confederações, mas isso já passou e já encerrou, agora cada um tem que jogar o seu melhor na seleção ou no clube para que possa ser chamado. Obviamente alguns jogadores já mostraram muito, tem crédito, mas o crédito, se não continuar mostrando, acaba."
A seleção brasileira venceu os cinco jogos disputados na Copa das Confederações, com destaque para o triunfo por 3 x 0 sobre a atual campeã mundial e europeia Espanha na final, no Maracanã.
O desempenho da equipe recuperou a confiança da torcida na conquista do hexacampeonato mundial na Copa do Mundo de 2014, apagando dúvidas que persistiam até então sobre a qualidade dos jogadores brasileiros.
Felipão disse que está preocupado especialmente com a situação do goleiro Julio Cesar, que ainda não definiu seu futuro. Ele defendeu o Queen's Park Rangers na última temporada, mas anunciou o desejo de deixar o clube após o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Inglês.
"Preocupa e ele sabe disso. Não vai ser ninguém diferente de mim que vai dizer a ele o que já foi dito. Se possível, segunda divisão, terceira divisão, décima divisão, jogue ou tente jogar", disse.
"Quero poder ver como eles estão jogando e se estão em condições", acrescentou.
Felipão disse ainda que há três ou quatro jogadores em particular que estão sob observação.
"Ainda tenho dentro da minha concepção três ou quatro situações que tenho que analisar bem se existem outros nomes do que aqueles que eu tenho agora, ou se não são melhores. Tenho novos jogos para analisar e seis ou sete meses para ver se vale a pena ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário