Wilton Sampaio |
O árbitro goiano Wilton Sampaio passa a integrar o quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 2013. Na noite de segunda-feira (14) foi realizada a entrega oficial do escudo da entidade máxima do futebol mundial, feita pelo Diretor Geral da Federação Goiana de Futebol (FGF), Leonídio dos Anjos, durante a Pré-Temporada de Arbitragem 2013 em Goiás.
Com 31 anos de idade, Wilton figura a partir deste ano no grupo dos 10 árbitros brasileiros habilitados a atuar em partidas e competições internacionais de clubes e seleções. Natural de Terezina de Goiás, o árbitro iniciou a carreira na Federação Braziliense de Futebol, se transferiu para a FGF no início do ano passado e está confirmado para apitar jogos no Goianão 2013.
Vencedor do prêmio de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2012, em eleição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, Wilton teve seu nome listado na relação da FIFA publicada no dia 21 de dezembro de 2012. O site da FGF já havia adiantado a possibilidade por conta de sua indicação para participar de curso em Assunção no Paraguai, promovido pela Confederação Sul-Americana de Futebol.
Outro goiano condecorado na mesma oportunidade foi o árbitro assistente Fabrício Vilarinho, que ingressou na FIFA no início de 2012 e pelo segundo ano consecutivo participa do quadro internacional. Fabrício tem 32 anos de idade e pertence ao quadro da FGF desde 2001, quando iniciou sua carreira na arbitragem.
História
Esta é a segunda vez que um árbitro goiano ostenta o escudo da FIFA. O pioneiro do estado a alcançar o feito foi Antônio Pereira da Silva, que encerrou sua carreira em 2002, quando atingiu a idade limite de 45 anos. Com árbitros assistentes, antes de Fabrício Vilarinho, a FGF já teve uma representante feminina. Ana Bia foi a única mulher em Goiás a participar do quadro internacional.
Abaixo do quadro da FIFA está o de Aspirante FIFA, último passo antes de atingir a graduação máxima. Neste estágio o futebol goiano também já esteve representado. Recentemente os árbitros Elmo Resende e André Luiz Castro ocuparam o posto. Da mesma forma ocorreu com o árbitro assistente Cristhian Passos. Apesar de não pertencerem mais ao quadro, os três ainda estão em atividade.
Em épocas anteriores o estado Goiás contou com Urias Crescente, Jerônimo Alves, Marques Dias e Antônio Vidal que também foram Aspirante FIFA e ficaram a um passo do quadro internacional. Além deles, os árbitros Antônio Pereira, Wilton Sampaio e o árbitro assistente Fabrício Vilarinho passaram por esse estágio antes de chegarem à FIFA.
Fotos: Ítalo Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário