quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Goiás tem novidades para estreia com Grêmio.

Em baixa no Campeonato Brasileiro, o Goiás estreia hoje na Copa Sul-Americana, contra o Grêmio, às 19h30, no Estádio Serra Dourada, tentando trilhar o novo caminho mais curto para a Copa Libertadores. A partir deste ano, a prima pobre das competições da Conmebol dá ao campeão uma vaga na próxima edição do cobiçado torneio, que classifica para o Mundial de Clubes.
Goiás e Grêmio fazem um duelo entre times que não estão bem no Brasileirão. Os dois estão na zona de rebaixamento e têm a mesma pontuação (12), mas estão separados por uma posição na tabela - com uma vitória a mais que o Grêmio (18º), o Goiás é o 17º colocado. "Não quero que o time reaja porque é Sul-Americana, mas por ter condições de reagir", afirmou o técnico Leão.
Como treinador, Leão já venceu duas vezes uma competição nos moldes da Sul-Americana. Em 1997 (com o Atlético/MG) e em 1998 (com o Santos), o técnico foi campeão da Copa Conmebol contra times argentinos - contra o Lanús e o Rosário Central, respectivamente. "Até que enfim, alguém falou uma coisa e cumpriu. Já prometeram vaga e não deram nenhuma. Por isso, o interesse é maior. O mata-mata em duas partidas mostra a realidade e a capacidade de cada equipe", comentou o técnico.
Suspenso no Brasileirão, Leão pode comandar o Goiás hoje do banco de reservas. Rafael Moura, também suspenso na competição nacional, volta ao time no lugar de Otacílio Neto. Há outras duas mudanças.
O lateral-esquerdo Júnior, apresentado ontem e há dois dias no clube, já estreia. "É um jogador de boa técnica, experiente, que não está na sua melhor plenitude para 90 minutos. Vai jogar com a força máxima até quando aguentar", explicou Leão. Wellinton Monteiro também volta, no lugar de Douglas.
FICHA TÉCNICA:
GOIÁS: Harlei; Carlos Alberto, Rafael Toloi, Ernando e Júnior; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro e Bernardo; Éverton Santos e Rafael Moura. Técnico: Emerson Leão.
GRÊMIO: Victor; Ozéia, Rodrigo, Rafael Marques e Maylson; Ferdinando, Adílson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges. Técnico: Silas.
Local: Estádio Serra Dourada. Horário: 19h30. Árbitro: Marcelo Henrique/RJ (Fifa).Assistentes: Milton Rodriguez/RJ (Fifa) e Santiago Márcio/RJ (Fifa). Ingressos: 20 reais (arquibancada) e 40 reais (cadeira).
Ala Júnior volta a atuar com Leão
O lateral-esquerdo Júnior e o técnico Leão dão sequência a partir de hoje, quando estreia pelo Goiás, a uma parceria iniciada seis anos atrás, em 2004, no São Paulo. Foi lá que o técnico trabalhou com o jogador pela primeira vez. Depois, no início de 2009, o treinador o levou para o Atlético (MG). "É um treinador de uma competência muito grande. É uma parceria de bons momentos", disse o jogador veterano, de 37 anos.
Júnior faz hoje uma partida após dois meses sem atuar. A última vez que jogou foi na 6ª rodada do Brasileirão, pelo Atlético (MG), no dia 3 de junho, também contra o Grêmio, adversário de hoje.

Grêmio
Leão enfrenta hoje o clube no qual já foi jogador e treinador. No Grêmio, o técnico Silas repete a escalação utilizada no clássico contra o Inter, domingo, pelo Brasileirão - empate por 0 a 0. Na temporada, o Grêmio não vence há seis partidas.

Já o Goiás também acumula um retrospecto ruim. O alviverde não triunfou nos últimos cinco jogos disputados após o reinício Brasileiro.(PP)
Luvanor é demitido após 10 anos
Ídolo do clube na década de 80, Luvanor foi demitido ontem pela diretoria. Por último, o ex-jogador ocupava os cargos de treinador do sub-20 e coordenador das categorias de base do clube. Mostrando chateação, Luvanor disse ter ficado surpreso com a notícia. "Me chamaram lá à tarde e me comunicaram. Perguntei o motivo e não me disseram", disse.
O Goiás vive crise política. "Só posso concluir que é porque sou ligado aos Pinheiro." Mais de uma dezena de funcionários teriam sido demitidos. Ontem, o presidente Syd de Oliveira Reis não atendeu aos telefonemas da reportagem.
Perguntado sobre a polêmica em que se envolveram os jogadores do Santos - briga com torcedores pela internet -, o técnico Leão comentou que o meio é "uma arma poderosa". Nesta semana, o site www.esmeraldino.com publicou declarações que o goleiro Rodrigo Calaça teria feito. O fato resultou em afastamento do jogador por uma semana e a ausência dele da Sul-Americana. "Minha função é tomar decisões. Ela foi tomada e ponto", disse Leão.


Nenhum comentário: