quinta-feira, 29 de julho de 2010

STJD suspende Leão e dois jogadores do Goiás por 30 dias.

O treinador do Goiás, Emerson Leão, e dois jogadores do clube - Rafael Moura e Romerito - estão suspensos, preventivamente, por 30 dias, devido aos incidentes após o jogo contra o Vitória, no último dia 21, no Barradão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Rubens Approbato, aceitou o pedido da Procuradoria do STJD e puniu o trio, segundo o site "Justiça Desportiva".
- Não se pode admitir que atletas, técnicos, dirigentes se envolvam em atos, até de natureza penal, que servem para desmoralizar o emblema máximo brasileiro, sem que se aplique, desde logo, o corretivo permitido no Código, até como exemplo a ser dado aos que, no futuro, pudessem ter a ideia de impunidade pela prática de atos como os narrados - escreveu Approbato no despacho.
Acusado de agredir um jornalista, Leão vai responder a seis artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 243-B (“constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou qualquer outro meio”); 243-D ("incitar publicamente o ódio ou a violência”); 254 ("praticar agressão física"); 257 (“participar de rixa”); 258, §2º, II (“desrespeitar os membros da equipe de arbitragem”); e 258-B ("invadir local da partida”).
Rafael Moura, que deu um soco no jornalista, está incurso em cinco artigos. Os mesmos do treinador, com exceção do 258-B (invasão). Romerito responde por constrangimento mediante violência, participar de rixa e desrespeitar a arbitragem. O Goiás corre risco ainda de ser multado em até R$ 10 mil pela atitude de seus representantes.
A data do julgamento dos casos ainda não foi marcada.
O Goiás, em seu site oficial, afirmou que o departamento jurídico do clube prepara um recurso para pedir a reconsideração da decisão tomada pelo presidente do STJD.

Nenhum comentário: