segunda-feira, 26 de julho de 2010

Goiás cai diante do Furacão no Serra.

Não adiantou nem a troca de camisas no intervalo. Com a opção branca do uniforme dois no primeiro tempo, o Goiás levou o primeiro gol do Atlético (PR). No segundo tempo, voltou ao gramado do Serra Dourada com o uniforme principal, verde, mas sofreu o segundo gol e perdeu por 2 a 0 para o time paranaense, que até então não tinha pontuado fora de casa, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Sem vencer após a paralisação para a Copa do Mundo - são dois empates e duas derrotas -, a má fase do Goiás agora tem mais um elemento: o fantasma da zona de rebaixamento. O alviverde tem problemas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - por conta de envolvimento em briga generalizada no Estádio Barradão -, aproveitamento ruim em jogos em casa (33,33%), tem pecado nas finalizações, não vence há quatro partidas e agora está em 16º, o primeiro fora da faixa de degola. Em quatro rodadas, perdeu 9 posições (do 7º para 16º).
Na saída do gramado, os esmeraldinos ouviram protestos dos torcedores. Mas não houve consenso entre a torcida aos 44 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro Rodrigo Calaça, titular em dez jogos neste Brasileirão, saiu mal para dividir uma bola com Leandro. O zagueiro adiantou demais a bola e não conseguiu concluir. Neste momento, parte da torcida gritou o nome de Harlei, que por 11 anos foi titular no alviverde. Na sequência, outra parte dos torcedores vaiou e gritou o nome de Calaça.
Foi um jogo em que o Goiás teve chances não aproveitadas e a maioria dos jogadores não atuou bem. A equipe acertou a trave três vezes. O primeiro tempo começou com um gol anulado do Atlético (PR), aos 10 minutos. No passe para a finalização de Bruno Mineiro, Alex Mineiro ajeitou com a mão. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro chegou a validar o gol, mas foi alertado pelo 4º árbitro (Wellington Branquinho) e anulou.
O Goiás sofreu o primeiro gol aos 27 minutos. Dois zagueiros rubronegros fizeram a jogada na área esmeraldina. Bruno Costa cruzou da esquerda e Manoel cabeceou para a rede. Até o final da primeira etapa, foram mais quatro chances alviverdes, incluindo duas bolas na trave, mas o Goiás não chegou ao empate.
No segundo tempo, o Goiás se soltou mais e teve oportunidades de gol. Também abriu mais espaços, aproveitados pelo Atlético (PR), que chegou mais também. Aos 35 minutos, Maikon Leite aproveitou para costurar na defesa esmeraldina e chutar no canto esquerdo de Calaça. Amaral ainda acertou a trave pela terceira vez para o Goiás na partida, mas bola no poste não ganha jogo.Julgamento
A dois dias do julgamento que irá encarar no STJD, o Goiás pode ter os denunciados (Rafael Moura, Leão e Romerito) suspensos hoje, na apreciação da suspensão preventiva pedida pela Procuradoria do órgão. Mas como a suspensão será só até o dia do julgamento, que será na quarta-feira, a medida se tornou inócua.

Ontem, o técnico Emerson Leão desqualificou uma das denúncias - a que se baseia no artigo 258-B (invasão) - e se disse tranquilo em relação às outras. Ele responderá ainda por infrações contidas em outros cinco artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: agressão, participação em rixa, incitar a violência, conduta antidesportiva e constrangimento de outro.

Nenhum comentário: