sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Governo Firma Termo com Telebras Para Integrar Rede de Fibra Óptica em Goiás

 O Governo de Goiás e a Telebras, firmaram nesta quinta-feira (31), em Brasília, um Termo de Cooperação Técnica envolvendo intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações e apoio nas ações para cessão e compartilhamento de espaços físicos e de infraestrutura, de capacidades e serviços de telecomunicações, visando à ampliação do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL – no Estado.

O Termo foi assinado pelo governador Marconi Perillo, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, o diretor-presidente da Celg Telecom, Pedro Jardim, o diretor técnico e comercial da Celg Telecom, Ricardo Correia, e o diretor comercial da Telebras, Francisco Ziober Filho. Também estiveram presentes o secretário extraordinário Simão Cirineu e o secretário de Infraestrutura, Danilo de Freitas.

A parceria técnica será desenvolvida com a Celg Telecom, que disponibilizará sua rede de transporte e multisserviços de 614 quilômetros de extensão e que atende a 17 municípios na região metropolitana de Goiânia e entorno da mesma, com potencial de atendimento de uma população aproximada de 2,5 milhões de habitantes, destacando-se os polos industriais de Anápolis e Aparecida de Goiânia, bem como o Pool Petroleiro de Senador Canedo, todos na rota da rede.

Essa rede será interligada com o backbone da Telebras (rede de fibra óptica de alta velocidade), que possui 25 mil quilômetros de extensão e interliga todas as regiões do País, com atendimento potencial de mais de dois mil provedores e 60 milhões de usuários.

Com a integração das redes, a Telebras terá acesso às 17 cidades servidas pela rede da Celg Telecom e esta poderá atender a regiões antes não acessíveis por sua rede de transporte e multisserviços e que já são servidas pela rede da Telebras, principalmente o Sudoeste e o Sul de Goiás, além da região Centro-Norte do Estado.

Segundo o governador Marconi Perillo, o usuário de internet será o maior beneficiado com esta parceria. “Ele passa a ter opção de uma rede segura e de alta velocidade a preços mais baixos”.

O presidente da Telebras comemorou a parceria, destacando que Goiás passa a ter o maior número de municípios atendidos pela estatal. “Com 20 municípios atendidos, Goiás é o Estado em que a Telebras tem o maior número de parcerias”, comentou.

Caio Bonilha também enalteceu a deferência do governador em comparecer pessoalmente à assinatura do termo, lembrando que Marconi foi o primeiro governador a visitar a Telebras em sua gestão. “Isso mostra o comprometimento do governador com a tecnologia da informação e o seu empenho pela prestação de um serviço de boa qualidade para a população de Goiás”, salientou.

Por sua vez, Marconi disse que a parceria faz com que a Celg Telecom saia do papel de forma definitiva. “É o início de um trabalho que irá consolidar a Celg Telecom, mostrar que ela é viável e capaz de cumprir os objetivos para os quais foi criada”, finalizou. 




Nenhum comentário: