quarta-feira, 3 de julho de 2013

Governo Renova Contrato Com OS Gestora do HDT

Entusiasmado com as pesquisas que atestam o alto índice de aprovação dos serviços prestados pelos hospitais públicos do Estado de Goiás, após a transferência das administrações para Organizações Sociais (OSs), o governador Marconi Perillo visitou, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), para renovação do contrato do Governo com a OS Instituto Sócrates Guanaes, responsável pela gestão do hospital, e para inaugurar também a galeria de fotos dos diretores que geriram o hospital desde 1983.

Acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, Marconi inaugurou a galeria de imagens e recebeu informações sobre os últimos levantamentos do índice de qualidade do HDT que, na última pesquisa, obteve 86% de aprovação, avaliado como “ótimo” por pacientes que já passaram pelo hospital em um ano. O superintendente técnico-científico do Instituto Sócrates Guanaes, Dr. André Guanaes, disse, em discurso, da satisfação em renovar o contrato após um ano de gestão do HDT e lembrou que, ao iniciar a administração, o hospital estava em condições precárias de infraestrutura e com interdição ética pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

“Foi um desafio enorme que abraçamos com muita determinação. E, agora, ao renovarmos o contrato, sabemos da responsabilidade que temos com o povo goiano em continuarmos a fazer grandes realizações no HDT”, disse Guanaes.

O governador iniciou discurso aludindo a dois momentos considerados por ele especiais na área da saúde nas últimas décadas: quando a Constituinte de 1988 criou o Sistema Único de Saúde (SUS), que foi implantado em Goiás na gestão do então governador Henrique Santillo, pelo então secretário de Saúde Antônio Faleiros; e quando o então ministro da Saúde, José Serra, resolveu enviar ao Congresso Nacional a chamada Emenda 29, que criou a vinculação constitucional de receita dos estados e municípios à área da saúde.

Ele pontuou, porém, a necessidade de haver recursos do governo federal na receita que é destinada ao setor: “Essa vinculação também deveria ser do governo federal”, lembrou. Ele determinou, em seguida, que Faleiros discuta em seu nome em reunião marcada para amanhã com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a importância da participação do governo federal nesse processo.

“O senhor poderá falar em meu nome como muita ênfase. Converse com seus colegas secretários e sugiram que a União faça a parte dela. Esses 10% são muito importantes para a saúde”, declarou. Marconi lembrou ainda das dificuldades encontradas no início da implantação da gestão dos hospitais pelas OSs, e que chegou a ser criticado por aderir a esse modelo de administração. “Nos convencemos de que seria o único caminho, mas eu havia me convencido de que esse seria o modelo ideal há 11 anos, e tínhamos em mãos os resultados de excelência do CRER e do Huana. Hoje, o paciente tem qualidade no serviço, que continua a ser gratuito. A diferença é que hoje exigimos maior qualidade. Estamos pagando rigorosamente em dias os repasses para todos os hospitais geridos pelas OSs. O Estado paga por uma boa gestão hospitalar, com uma diferença: sem as amarras de lei que só atrapalham ao invés de ajudar”, ressaltou.

O governador enfatizou que assim que estiverem prontos, o Hugo 2 e os Centros de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeqs) já começarão a funcionar administrados por OS. Em menção à autorização do Ministério da Saúde para liberação de recursos para bolsas de Residência, Marconi autorizou, durante a solenidade, que o secretário Faleiros faça o mesmo com recursos estaduais, e amplie o número de bolsas.

“Se as autoridades todas do Brasil perceberem que através de gestos corajosos, mas simples, é possível mudar a agenda no sentido de atender bem a população, com certeza de termos cada vez mais conquistas a comemorar. As pessoas estão querendo eficiência, decência, bom atendimento, que os serviços públicos funcionem com qualidade. E, modéstia a parte, acho que juntos estamos fazendo isso no nosso Estado”, finalizou.

Ceasa

Após renovar contrato com a OS gestora do HDT, o governador participou da entrega de melhorias na estrutura da Ceasa e assinou duas ordens de serviço para construção da cobertura lateral da Pedra do Produtor e construção de sanitários públicos para os trabalhadores da Ceasa. “Mais uma vez o governador nos proporciona melhores condições de trabalho. Muito obrigado por pensar em nós e trazer esses benefícios”, disse o presidente da Ceasa, Edivaldo Crispim.

Nenhum comentário: