terça-feira, 26 de março de 2013

Rússia 1 x 1 Brasil: Família Scolari Ainda Não Está Pronta

A Copa do mundo já começou e ainda não temos uma seleção pronta. Ter jogadores de qualidade é muito diferente do que ter uma seleção com esquema tático definido. Felipão não teve tempo suficiente para treinar e dar o famoso "entrosamento" para os jogadores da seleção. 

Isso preocupa, claro que preocupa, muitas seleções que o Brasil está enfrentando e irá enfrentar, estão em ritmo de jogo e entrosadas. Perdemos tempo com Mano Menenes.  Felipão por isso, ainda está em busca de "peças" para compor o grupo.  Somente depois é que vai trabalhar para dar conjunto a seleção. Temos um déficit de 3 anos em relação as principais seleções como Espanha e Argentina. 


Para qualquer outra seleção, a copa do mundo de 2014 seria causa perdida, em relação a chances de conquista, mas não para a seleção Brasileira. Sempre que a seleção brasileira chegou como favorita a uma copa do mundo, decepcionou e ficou pelo caminho. Mas quando duvidam do potencial da seleção, geralmente acontece o contrário. O Brasil é o pais do futebol, não porque tem o futebol mais rico e mais organizado do mundo, com os melhores dirigentes. O Brasil é o pais do futebol porque tem os melhores jogadores, com capacidade de fazer a coisa certa de forma errada!

O JOGO


A Rússia vai se firmando como uma das melhores defesas do futebol mundial, e a Seleção Brasileira tomou nota disso nesta segunda-feira. A equipe de Luiz Felipe Scolari controlou a posse de bola, trocou passes com paciência, mas teve trabalho para conseguir espaços diante de uma fortíssima muralha erguida por Fabio Capello e teve de se contentar com um empate por 1 a 1, no Stamford Bridge lotado, em Londres.

Neymar, Oscar e Kaká se movimentaram bem no campo ofensivo, mas foi necessário o avanço decisivo do lateral esquerdo Marcelo no finalzinho para criar a jogada do gol salvador de Fred – mais um dele, aliás – para buscar a igualdade no marcador, depois de os russos terem aberto o placar no contragolpe, com o meia Viktor Fayzulin, aos 72 minutos. 

Depois de um abafa promovido pela Rússia nos primeiros instantes do primeiro tempo, com uma linha de marcação adiantada, pressionando a saída de bola adversária, o Brasil foi se soltando aos poucos no estádio do Chelsea e assumindo o controle da partida. O problema era conseguir atacar a meta do goleiro Vladmir Galubov, que pouco participou do jogo.

Tentando atacar pelos dois lados do campo ou pelo centro, a Seleção não conseguia se desvencilhar de uma formação muito compacta da defesa russa. Não por acaso: afinal, o time dirigido pelo italiano Fabio Capello é o único que ainda não sofreu sequer um gol na disputa das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, com quatro vitórias em quatro rodadas, contra Portugal, Israel, Irlanda do Norte e Azerbaijão. 

Os russos se defendiam muito bem e procuravam sair em velocidade pelas pontas no contra-ataque, até que conseguiram a vantagem de 1 a 0. Após descida pela esquerda e um bate-rebate na área brasileira, com intervenções salvadoras de Hernanes e Fernando, Fayzulin estava livre pelo centro para tocar para a rede. Dessa vez, Julio Cesar e David Luiz não puderam evitar o gol. 

Felipão, então, procurou mexer em seu setor ofensivo, tirando Oscar e Kaká para colocar Hulk e Diego Costa. E foi com a participação do atacante do Zenit, diante de muitos de seus companheiros, que a Seleção buscou o empate. Marcelo desceu com tudo pela esquerda e tocou para Hulk, que devolveu rapidamente. O lateral do Real Madrid então cruzou rasteiro nos pés de Fred, que definiu o 1 a 1. O centroavante do Fluminense agora chega a quatro jogos segudidos balançando a rede pela Seleção – é o primeiro a conseguir uma sequência dessas desde a brilhante participação de Rivaldo na Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002.

Fotos: FIFA

Nenhum comentário: