quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Paulo Garcia Veta Projeto Que Leva Saúde Ás Escolas


O prefeito e candidato a reeleição pela coligação Goiânia Cidade Sustentável, Paulo Garcia (PT), vetou projeto de lei que previa a criação do Programa Integrado de Saúde e Higiene nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. A matéria foi proposta pela vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), que em seu twitter atacou a decisão do petista. “Absurdo! Prefeito veta nosso projeto que cria programa de saúde e higiene para crianças nas escolas”, escreveu a parlamentar.

Em sessão plenária na Câmara Municipal de Goiânia hoje, os vereadores aprovaram o veto de Paulo Garcia com dez votos a nove. De acordo com o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Clécio Alves (PMDB), o projeto de lei foi vetado “por razões técnicas”, já que a prefeitura de Goiânia não teria equipe e instrumentos técnicos necessários para a implantação do programa.

Com a implantação do programa, as escolas da rede pública de ensino ficariam obrigadas a oferecer exames médicos, odontológicos, oftalmológicos e laboratoriais para todos os alunos matriculados no município. O programa seria criado e mantido pela prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias de Saúde e a de Educação.

“A implantação desse projeto seria a realização de um sonho para nós que trabalhamos na rede municipal de ensino”, afirma uma coordenadora de escola municipal que não quis se identificar. Ela, que trabalha na educação há 42 anos, explica que, normalmente, os pais dos alunos matriculados na rede pública de ensino não têm condições de oferecer tratamento médico para seus filhos e que por isso o programa teria importância crucial. “Não basta investir só em letramento, é preciso investir também em saúde e social para que a educação fique completa”, ressalta. 

Nenhum comentário: