terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Chuvas beneficiam Centro-Sul do país com precipitação acima da média no Mato Grosso do Sul, destaca EarthDaily Agro

Já na área do Centro-Norte o índice é abaixo do esperado para o período

A maior parte do país registrou aumento significativo no volume de chuvas nos últimos 10 dias. De acordo com o sensoriamento remoto da EarthDaily Agro, empresa de monitoramento de áreas agrícolas com imagens de satélites, houve alta precipitação na área Centro-Sul do país, ultrapassando 200 milímetros no acumulado do período em algumas regiões. Por outro lado, na zona de produção da soja do Centro-Norte, a chuva ficou entre 20% e 80% abaixo da normalidade.

O analista de safra da EarthDaily Agro, Felippe Reis, observa que as temperaturas ficaram abaixo da normalidade no período. “A média da temperatura variou de 23°C a 30°C graus, principalmente no Centro-Oeste. No Sul do Brasil as temperaturas ficaram entre 1°C e 2°C graus abaixo da média histórica nos últimos 10 dias”.

Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul tem se destacado com chuvas significativamente superiores à média histórica. O volume em novembro foi 66% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior e, nos primeiros 12 dias de dezembro, choveu 90,6 milímetros no estado - contra 89,7 milímetros registrados em 2023.

As boas chuvas e as temperaturas amenas têm proporcionado um ambiente favorável para o desenvolvimento das lavouras no estado. O índice de vegetação (NDVI), que mede a saúde das plantas, indica excelentes condições.

Mato Grosso também registrou bons volumes no mês passado, mas neste início de dezembro a precipitação foi baixa. Por enquanto, o NDVI indica bom desenvolvimento das plantas.

Em Goiás, após um período de seca, as previsões indicam aumento da umidade do solo nos próximos dias, o que deve aliviar o estresse hídrico nas plantas. A umidade do solo está 36% abaixo da média no momento, mas o modelo europeu (ECMWF) aponta aumento da umidade no curto prazo.  No momento, o NDVI indica que as plantas estão em boas condições.

No Sudeste, a atenção se volta para Minas Gerais. Apesar de um início de safra lento, o NDVI no estado apresenta uma dinâmica mais consistente no momento e as previsões apontam para o fim da seca nos próximos dias.

No Sul, as chuvas retornaram no Paraná, beneficiando as lavouras após um período de estiagem. Entre os dias 6 e 12 de dezembro a precipitação acumulada foi de 167 milímetros, superior à média do mês, de 162,5 milímetros o NDVI indica que as plantas ainda estão saudáveis. Há previsão menor volume de chuvas nos próximos dias

As chuvas devem prosseguir em diversas regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste e Minas Gerais, com aumento da umidade do solo nos próximos dias, beneficiando as lavouras. Porém, na região do MATOPIBA, área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão indica continuidade da seca.

Sobre EarthDaily Agro

EarthDaily Analytics é uma empresa de IA e dados focada em desbloquear todo o potencial da observação da Terra para resolver os problemas mais complexos e desafiadores do mundo. Sua unidade de negócios voltada ao agronegócio, EarthDaily Agro, utiliza uma nova perspectiva de observação da Terra e décadas de experiência agrícola para lançar luz sobre tendências, desenvolvimentos e saúde das culturas, desde o nível global até o campo.

21 comentários:

Anônimo disse...

Ex Sophia valverde terminar namorar

Anônimo disse...

Josivan viu a perereca depilada da nilma

Anônimo disse...

Lixo.

Anônimo disse...

Lixo

Anônimo disse...

Me atrapalhou

Anônimo disse...

Me atrapalhou

Anônimo disse...

Olhando

Anônimo disse...

Olhando

Anônimo disse...

Arrumou tempo dormir

Anônimo disse...

Arrumou tempo dormir

Anônimo disse...

Também não tampa do pote

Anônimo disse...

Também não tampa do pote

Anônimo disse...

Celular pifundo Rita

Anônimo disse...

Celular pifundo Rita

Anônimo disse...

Só imitar

Anônimo disse...

Só imitar

Anônimo disse...

Josivan olhou com desejo a nilma no banho ,admirou os peitinhos e a perereca depilada dela.

Anônimo disse...

Passar tapete no chão.

Anônimo disse...

Passar tapete no chão.

Anônimo disse...

Saiu do banho e passou perto do ventilador bateu o vento ,levantou a toalha e deu pra ver a perereca depilada e moreninha da nilma

Anônimo disse...

Marcio abriu a porta e viu o rachado da nilma, olha com desejo a perereca da nilma , olhou o peitinho e a perereca sem pelinho dela , olha o biquinho e a rachadinha da perereca depilada dela.