segunda-feira, 11 de março de 2024

Nome do Governador Ronaldo Caiado é Envolvido em Denúncia de 900 Mil Reais de Propina Para Nomear Cargo no Detran-GO

Pipocam casos de corrupçãono governo Caiado. Já tivemos escandalos de corrupção na secretaria da educação com servidores presos. Saúde com irmão do ex-secretário da saude Ismael Alexandrino preso. Codego com extorsão de empresários e  que resultou em morte. Secretaria da segurança pública com o primo do governador Jorge Caiado acusando o Rodney Miranda de desviar 1 milhão de reais do Corpo de Bombeiros e agora mais um caso de corrupção. Desta feita no DETRAN que atualmente tem como diretor presidente o ex-deputado federal Delegado Waldir.


Uma troca de mensagens entre um empresário de Brasília e o advogado Bruno Ornelas, atual representante do governo de Minas Gerais na capital federal, expõe um esquema de venda de cargos no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Os pagamentos teriam ocorrido via pix. 

Nos diálogos registrados pelo WhatsApp, datados de maio de 2022, Ornelas solicita dinheiro para nomear um indicado do empresário para a gerência do Departamento de Tecnologia da Informação do órgão de trânsito. O valor para o possível tráfico de influência: R$ 900 mil. As conversas foram expostas pelo Portal Metrópoles.

Na época, o advogado ocupava o cargo de coordenador político nacional do Podemos, partido com o qual o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez acordo, com mudança da administração do Detran em março de 2022, em troca de apoio à reeleição. Nesse contexto, Eduardo Machado, ex-presidente do PHS, partido incorporado pelo Podemos em 2019, assumiu a presidência da instituição.

Nas mensagens, segundo a reportagem, Ornelas afirma agir a pedido de Felipe Cortês, então colega de partido e candidato derrotado a deputado estadual em Goiás em 2022, ao solicitar pagamentos ao empresário.

“Faz o pix aí”; “Lindão, faz logo de 100”; “Manda mais 100k”; “Lindão, só trabalho com comprovante”; “Ou tem capim ou não tem”; “Irmão, 17 horas é o prazo final pra TED”; “Manda os 100 que garanto irmão”, diz a conversa.

Em uma das mensagens, Ornelas pede o adiantamento de R$ 100 mil para Cortês, e menciona o governador Ronaldo Caiado: “Faz o Pix do Felipe aí, carai. 100k”; “[Cortês] Disse que vai rodar sim. Esteve com o governador [Ronaldo Caiado]. Mas é a gerência de Tecnologia. Não será a diretoria”. Em um vídeo enviado por Ornelas ao empresário, Cortês também citou o governador de Goiás ao prometer nomear o indicado do empresário para o cargo no Detran: “O governador já fez o compromisso. Até sexta-feira, graças a Deus, vamos publicar a po… da TI”, disse Cortês. A assessoria de imprensa do governador Ronaldo Caiado não retornou as perguntas enviadas pela reportagem. Procurado, Caiado também não respondeu.

Nenhum comentário: