segunda-feira, 26 de junho de 2023

Goiânia recebe congresso de Pneumologia no junho violeta, mês voltado para a prevenção de doenças respiratórias

Um dos destaques do evento é a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), terceira principal causa de morte no país. 1A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição respiratória progressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração. 1 É causada principalmente pelo tabagismo, mas também inclui outros fatores como a exposição à poluição, vapores químicos, poeira ou fumaça. 2

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 210 milhões de pessoas em todo o mundo têm DPOC. Já no Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas convivem com a doença.Apesar de não ter cura, os tratamentos disponíveis ajudam a controlar a doença, por isso é importante o acompanhamento médico e de outros profissionais de saúde. 1

 

Um estudo realizado na cidade de Aparecida de Goiânia (GO) observou que 70% dos pacientes com DPOC atendidos em unidades básicas de saúde não receberam diagnóstico prévio de DPOC, mesmo possuindo a doença.3

 

É importante ressaltar que a DPOC apresenta um início lento, mas pode progredir rapidamente para estágios mais graves, resultando em insuficiência respiratória e óbito. 2 Entre os principais sintomas, estão: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; tosse crônica, pigarro; aumento da produção de catarro durante uma crise ou exacerbação; dispneia (falta de ar) associada a esforços como subir escadas, andar depressa ou praticar atividades esportivas; cansaço; perda de peso; insônia; depressão. 

 A fim de abordar essa importante temática, o Congresso Centro-Oeste de Pneumologia de 2023 (CCOP), que será realizado entre os dias 22 e 24 de junho no Castro’s Park Hotel, em Goiânia, promoverá palestras dedicadas à DPOC, reunindo especialistas e pesquisadores renomados. O congresso proporciona o ambiente ideal para a troca de conhecimentos, o debate de ideias e a discussão de abordagens terapêuticas inovadoras, visando soluções que possam melhorar a qualidade de vida dos portadores dessa enfermidade. Com destaque no penúltimo dia do evento, a DPOC será tema de discussão de uma mesa redonda, além de palestras ao decorrer do dia, abordando subtemas importantes.

 

A Dra. Fernanda Miranda (CRM-GO 6818), médica especialista e Presidente da Sociedade de Pneumologia de Goiânia, reforça a importância de discussões como essas. "Os avanços no tratamento da DPOC têm sido notáveis, oferecendo aos pacientes opções terapêuticas que podem melhorar significativamente a função pulmonar, reduzir as exacerbações e proporcionar maior sobrevida e qualidade de vida", comenta.

 

"Além disso, a disponibilidade de medicamentos que combinam três substâncias em um único dspositivo inalatório tem trazido praticidade e aumentado a adesão dos pacientes ao tratamento", complementa a especialista. O congresso será realizado no mês “junho violeta”, em Goiânia, com o objetivo de conscientizar a população quanto a importância da prevenção de doenças respiratórias, como sinusite, rinite, faringite, laringite, bronquite e asma.

 


 único dspositivo inalatório tem trazido praticidade e aumentado a adesão dos pacientes ao tratamento", complementa a especialista. O congresso será realizado no mês “junho violeta”, em Goiânia, com o objetivo de conscientizar a população quanto a importância da prevenção de doenças respiratórias, como sinusite, rinite, faringite, laringite, bronquite e asma.

 

1. SOCIEDADE PARANAENSE DE TISIOLOGIA E DOENÇAS TORÁCICAS. Doença Pumonar Obstrutiva Crôncia. Disponível em: http://www.pneumopr.org.br/tag/dpoc/Acesso em: 05/06/2023.

2. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. 2023 Report. Disponível em: https://goldcopd.org/wp[1]content/uploads/2023/01/GOLD-2023-ver-1.2-7Jan2023_WMV.pdf Acesso em: 18/05/2023.

3. QUEIROZ, MM et al. Subdiagnóstico de DPOC na atenção primária em Aparecida de Goiânia, Goiás. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 38, p. 692-699, 2012.

Nenhum comentário: