A prefeitura de Acreúna promove neste sábado, 19/11, o primeiro encontro de Piscicultura e Hortifruticultura que tem como objetivo a implantação de um dos maiores projetos de agricultura familiar do Estado de Goiás.
O encontro será realizado na sede do SINDIACREÚNA e irá reunir as maiores autoridades da agricultura familiar do Estado de Goiás. Uma grande oportunidade para os produtores adquirirem conhecimento e tornar suas propriedades lucrativas produzindo alimentos no sistema cooperado e integrado.
O evento aberto a toda a população, conta com apoio do GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL E PREFEITURA DE ACREÚNA vai ter inicio as 8:30hs da manhã deste sábado e vai até o meio dia, quando será servido almoço aos participantes.
Serão realizadas palestras com representantes da CODEVASF, GOIÁS PEIXES, FAEG, SENAR, EMATER, IFAG, COOPERGOIÁS, MAIS BRASIL PEIXES, FETAEG e UNICAFS.
O objetivo é fomentar a produção de peixes e Hortifruticultura através da agricultura familiar.
Idealizado pelo prefeito municipal, Claudiomar Portugal, tendo como madrinha do projeto a primeira dama, Adriana Souza, o encontro conta ainda com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura de Acreúna, pode ser o ponta-pé inicial para transformar a cidade na maior produtora de Hortifruticultura pela agricultura familiar do estado de Goiás
O encontro irá debater a instalação no município de um frigorífico de peixe e uma unidade da COOPERGOIAS, além da implantação de um Centro de produção de alevinos e melhoramento genético de peixes, em parceria com o governo federal, através do projeto ALEVINAR da Secretaria Especial da Pesca do Ministério da Agricultura.
O secretário especial da Pesca, Jairo Gund, já deu aval para a implantação do projeto no sudoeste de Goiás. Faltando apenas definir o município, que pode ser Acreúna.
Além das autoridades locais estarão presentes no evento:
*Thiago Castro de Oliveira* Eng. Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Piscicultura e também em Gestão, Licenciamento, Auditoria e Perícia Ambiental.
Em Porto Velho-RO foi Sócio Diretor da empresa de Consultoria Comércio E Serviços Da Amazônia (ECCOS Da AMAZÔNIA), foi assessor da COOPERFISH, cooperativa de Peixe em Porto Velho, licenciou diversas propriedades de peixe em Rondônia. Elaborava e executava projeto de impermeabilização de tanques com Geomembrana de PEAD, Discente do Metrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos hídricos (ProfÁgua)
Atualmente é Analista Técnico Sênior na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no IFAG Instituto para o Fortalecimento Da Agropecuária De Goiás desde 2020, e assessor da Comissão de aquicultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).
*Orlando Luiz da Silva*
Vice Presidente e Diretor de Política Agrícola da *Fetaeg* - Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás.
Bruno Carvalho
Gestor Box da Unicafes no CEASA e responsável pela comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.
*Osiris Soares de Magalhães*
Presidente da *Comafap* Cooperativa da Agricultura Familiar de Pontalina
Presidente da *Federação Unicafes GO* Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Goiás
Presidente da *Cecaf GO* Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Produção Rural do Estado de Goiás
Presidente do *Sindicato Unicafes GO* Sindicato das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Goiás.
Walber Santana Santos
Assessor da Superintendência Regional da Codevasf Goiás
Membro Conselheiro da *Confederação Unicafes*
Marcos Capanema
Presidente da COOPERGOIAS Cooperativa dos Produtores de Peixes e Derivados do Estado de Goiás. Presidente do Sindicato Rural de Paranaigura e São Simão.
Nivaltino Caetano
Diretor da Mais Brasil Peixes. Diretor presidente da Vertical Associados e Diretor da Brigthner Energia Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário