domingo, 19 de dezembro de 2021

O Legado de Clayton Carlos


Meu filho Clayton Carlos, onde estiver, saiba que o pai te amou e te ama muito. 


Você sempre esteve certo, eu é que estava errado tentando mudar você!


Você sempre foi generoso, compreensivo e desapegado das coisas materiais. 

Sempre deu mais valor as coisas que o dinheiro não pode comprar, como amor e gratidão.


Você sempre foi  família e não gostava quando via e ouvia discussão.


 Você nunca discutiu, nunca bateu boca e nunca reclamou de nada. Passou por aqui sem fazer inimizade, pelo contrário, foi seletivo mas  fez muitos amigos e amigas. 


Clayton quando você passou no vestibular da Universidade Federal, tinha nota para escolher vários cursos, mas você já tinha escolhido, queria ser professor de história. 


 Aos 18 anos  começou a trabalhar por vontade própria e no primeiro salário a primeira coisa que fez foi comprar um presente para sua mãe.


 Nunca reclamou de estudar e trabalhar, sempre foi uma opção sua.


Para você tudo estava bom. Vaidade nunca fez parte de   você. 



Nunca gostou de baladas. Os livros e a música era seu refúgio preferido. Queria ser músico, trabalhou e mandou fazer sua guitarra, fazia aulas de música e já era fluente em inglês.



Você foi uma alma elevada demais para as coisas desde mundo. 


As injustiças e desamor   te incomodava, mas você não reclamava, apenas fazia a sua parte em silêncio, sendo generoso, cordial, leal, ético, honesto, responsável e amoroso com as pessoas.


 O dinheiro que você ganhava com o seu trabalho, sempre foi para ajudar as pessoas que você gostava, presentear sua mãe, até  com mesada. Cuidava dos animais. Não se incomodava em gastar dinheiro para cuidar dos gatos. Você fazia isso porque gostava, não porque tinha obrigação. 


 Foi você que nos ensinou a gostar dos animais o dia que chegou em casa a noite, voltando do trabalho e ao descer do ônibus encontrou um filhotinho de gato, que te seguiu e você acolheu ele como um pai que acolhe o filho. Hoje cuidamos  de 20 gatos e aprendemos a gostar deles. A "Simba" sua gata hoje serve de alento para sua ausência.



Clayton, você não se deixava influenciar por nada e ninguém. Simplesmente era impossível discutir com você.


 Você nunca tentou impor a sua vontade, o que importa para você era servir sem esperar nada em troca.


  Você meu filho, nunca tentou impressionar ninguém.


 Lembro   quando você tirou 36 notas 10 de 40 possíveis e ganhou uma bolsa de estudo, no melhor colégio particular de Goiânia. Te levei no colégio para conhecer e eu estava feliz. Você olhou, ficou em silêncio e quando entrou no carro me disse. "Pai não fica chateado comigo não, mas eu não quero estudar aqui. Não me senti bem, prefiro continuar no colégio onde estou" 


Você nunca teve vaidade. Sempre desapegado. Não gostava nem que falasse das suas boas notas. Certa vez disse: "mãe, não diga que eu sou o melhor na escola. Tem muitas pessoas que são melhores que eu". 


Você tinha o dinheiro do seu salário e poderia comprar roupas de marcas, telefone de última geração, mas nunca quis isso, sempre buscava a simplicidade.


 Você passou por aqui e foi um anjo, para mim, para sua mãe  para seus irmãos e para as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com você.


Como pai, aprendi muito mais com você do que te ensinei. 


Você sempre foi o melhor amigo da sua mãe cuidava dela com amor e carinho. Ela sua confidente e você confidente dela. Eu ficava tranquilo quando saia de casa para viajar porque sabia que podia contar com você para cuidar da sua mãe e  dos seus irmãos.


Na última semana, você levou seus irmãos   ao cinema duas vezes e fez questão de pagar os ingressos. Queria que a família toda fosse junto. Até parece que sabia o que ia acontecer.


O pai, a mãe e os seus irmãos estão sentido uma saudade que dilacera o peito e sufoca a alma. 


Você partiu cedo de mais meu filho. Aos 22 anos, mas esse tempo foi o suficiente para deixar um legado gigantesco. Você nos ensinou que as pessoas não podem deixar para amanhã o que podem fazer hoje, como um abraço, uma palavra amiga, um ato de generosidade, dizer eu te amo e que é muito mais importante, "ser" do que "ter".


Do alto do seu elevado estado de espírito, me dê forças filho, para continuar cuidando da sua mãe e irmãos.


Te amaremos eternamente.  Descanse em paz.

Nenhum comentário: