quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Goiás Terá Calor Histórico Esta Semana


Goiás está entre os Estados que serão atingidos esta semana por um episódio de calor histórico e umidade relativa do ar abaixo do recomendado. Segundo o portal MetSul Meteorologia, há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste do país.
De acordo com o MetSul, o calor será intenso durante toda a semana, mas entre esta quarta (30) e sexta-feira (2) as máximas serão ainda mais altas, podendo variar entre 41ºC e 43ºC no Sul goiano e na área Oeste do Triângulo Mineiro. Para piorar, não há prognóstico de chuvas até o dia 6 de outubro, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Esse episódio de calor histórico é resultado de uma gigante bolha de ar quente que gera movimentos descendentes na atmosfera, resultando em calor extremo e tempo seco. A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação. Cuiabá, por exemplo, irá registrar a maior máxima desde o início das medições no ano de 1911, com quase 43ºC.

As simulações chegam a projetar temperaturas entre 15ºC e 20ºC acima do normal no Centro-Sul do Brasil, segundo o MetSul. “É o que se observa em ondas excepcionais de calor como que se registram em áreas acostumadas a calor muito extremo como o Cuyo na Argentina, Califórnia ou Austrália”, afirma a publicação.

Nenhum comentário: