sábado, 21 de março de 2020

Secretaria de saúde tenta localizar 40 passageiros que estavam em ônibus com mulher com coronavírus


Uma mulher que foi diagnosticada com Covid-19 em Jataí, no sudoeste de Goiás, pode ser multada em até R$ 20 mil sem sair de casa. A determinação é de uma decisão judicial expedida na quinta-feira (19), após pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).


Segundo o MP-GO, a paciente e seus familiares estão descumprindo as determinações de ficarem em isolamento domiciliar para evitar que não haja proliferação do coronavírus.


O G1 entrou em contato com a filha da paciente após a decisão e aguarda retorno. Antes disso, elas já haviam relatado que estavam sendo vítimas de preconceito e ataques nas redes socais por causa do diagnóstico de Covid-19.


A juíza Sthella de Carvalho Melo, que assina a decisão, explicou que não foi possível colher a defesa da paciente, mas decidiu agir para evitar a disseminação do vírus.


“O momento não autoriza a oitiva da parte contrária, com o intuito de confirmar a veracidade das notícias/ informações anônimas (no sentido do descumprimento da recomendação de isolamento), sendo "melhor prevenir do que remediar", como já dizia o ditado”, afirma a juíza.

Infectada com coronavírus fez viagem em ônibus intermunicipal; Justiça determina multa caso ela saia do isolamento — Foto: Reprodução\TV Anhanguera



Diante da situação, ela estipulou a multa para a paciente e familiares dela, caso algum venha a sair do isolamento domiciliar. Também na decisão, ela determina que todos forneçam amostras para serem testadas.


A magistrada justifica que “o vírus em questão transmite-se em progressão geométrica, podendo a atitude negativa dos réus atingir toda a sociedade, gerando estado de calamidade pública na saúde pública local”.




Transmissão em viagem




Segundo a Prefeitura de Jataí, foi apurado que a mulher chegou à cidade em um ônibus intermunicipal que saiu de Goiânia, depois de voltar de uma viagem à Espanha.


A administração municipal disse que recebeu a lista de passageiros da empresa responsável pela viagem e procura quem estava no veículo. O objetivo é que eles também sejam testados para saber se foram contaminados.

Segundo o superintendente de ação integral à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jataí, Paulino Alves, 23 dos 44 passageiros já foram localizados e receberam orientações de como proceder. Todos devem seguir isolados em casa seguindo as orientações do órgão.

Devem ficar atentos todos que viajaram de Goiânia, no dia 12 de março, às 13 horas, com destino a Jataí em um ônibus da empresa Expresso São Luís. Quem identificar que esteve no mesmo veículo que a paciente, deve entrar em contato pelo telefone (64) 3606-3691 para receber as orientações.



Nenhum comentário: