quinta-feira, 22 de novembro de 2018

230 das 246 Prefeituras Goianas Estão Com Dificuldades Financeiras e Pagamentos Atrasados

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) foi mencionado pelo jornal O Popular do Goiás, na matéria Municípios estão no vermelho. O texto publicado, diz que 230 das 246 Prefeituras goianas vivem dificuldades financeiras e há Municípios como pagamento dos salários atrasado. Das 246 Prefeituras goianas, 234 responderam questionário da CNM e apontaram que as áreas de Saúde e Transporte são as que mais se ressentem dos efeitos da queda na arrecadação, seguidas da Assistência Social e Educação. 

Com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), outra matéria do O Popular mostrou que, de fato, de 2013 para cá a situação de muitos Municípios goianos só piorou. De acordo com o levantamento da CNM, a maioria dos prefeitos, já tomou alguma medida para equilibrar as contas até o fim do ano, mas 79 admitem que não vão conseguir; e outros 146 pretendem fechar a gestão no azul. Ainda segundo o levantamento, 36 Municípios estão com o pagamento dos salários atrasado, sendo que sete há mais de seis meses; e 156 têm dívidas atrasadas com fornecedores. 

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e representante da CNM na região Centro-Oeste, Divino Alexandre da Silva, indica que a crise atinge principalmente os pequenos Municípios, como ocorre com Gameleira de Goiás, que tem pouco mais de 3 mil habitantes e depende quase que exclusivamente dos repasses estaduais e federias. Em cidades com menos de 10 mil habitantes os impostos municipais, IPTU e ISS, representam muito pouco na receita.

Nenhum comentário: