quinta-feira, 7 de junho de 2018

Fernando Henrique Cardoso, Paladino da Moral, Pediu Dinheiro Para Marcelo Odebrecht

Pelo menos em duas mensagens eletrônicas, em 2010, Fernando Henrique Cardoso pediu dinheiro para campanhas tucanas, direta e explicitamente, a Marcelo Odebrecht. Em um dos pedidos, em favor do candidato ao senado pelo PSDB do Mato Grosso, Antero Paes de Barros, o ex-presidente chega a enviar os dados bancários para o recebimento da “ajuda”, revela a Folha.

O pedido, tudo indica, não se restringiu a dois tucanos – o outro mencionado é Flexa Ribeiro, do Pará – porque, na resposta, Marcelo Odebrecht diz a FHC  dará “o feedback [retorno] dos demais apoios e reforços que fizemos na linha do que conversamos”.
Houve, portanto, ao menos uma conversa sobre financiamento aos candidatos tucanos e a definição de quem seriam os agraciados com o dinheiro da empreiteira.
A ironia é que os registros da correspondência eletrônica estão anexados a um dos inúmeros processos abertos contra Lula, de quem, até agora, não existe nenhum pedido explícito e detalhado de ajuda da Odebrecht.
Ao contrário, é Fernando Henrique quem, hipocritamente, abre a boca para falar em “promiscuidade” no financiamento de campanhas petistas, enquanto ele próprio dava suas “facadas”  na Odebrecht para financiar o seu partido.
Se fossem de Lula, claro, os e-mails estariam agora nas manchetes de todos os jornais.
Como são de Fernando Henrique, tratam-nos discretamente.
Não importa, o assunto vai ganhar a rua, porque é prova não só de como todos financiavam campanhas com dinheiro empresarial – que, claro, cobram por ele – como do cinismo e da hipocrisia com que se tratam as contribuições empresariais quando se trata de atingir Lula e o PT.

Nenhum comentário: