O goiano Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo, volante, conhecido como Arthur, conquistou com o Grêmio o título de campeão da Libertadores da América, aos 21 anos de idade jovem talento desponta como um dos principais jogadores da nova geração do futebol brasileiro.
Para homenagear o jogador pela conquista o governador Marconi Perillo vai recebe-lo em palio assim que ele retornar do mundial de clubes nos Emirados Árabes . O deve ocorrer no dia 19 de dezembro. O senhor Ailton, pai de Arthur se mostrou muito feliz com a iniciativa do governador em homenagear seu filho. "Isso é gratificante, muito bom. Serve de estimulo para que lutou muito para vencer. O Arthur adorou o convite, sabe que terá em Goiânia uma recepção digna de um campeão que orgulha sua terra natal. " Afirmou.
Arthur é natural de Goiânia e pode ser o representante do Estado de Goiás na Copa do Mundo da Russia, jogando pela seleção brasileira.
Em 2001, o pai de Arthur, o senhor Aílton, matriculou o menino, então quatro anos, na escolinha de futebol de seu primo, o ex-jogador Niltinho. Após se destacar em uma partida contra o Goiás, surgiu o convite para treinar no clube esmeraldino, onde ficou até 2009.
Em 2010, Arthur chegou ao Grêmio, para seguir nas categorias de base do Tricolor Gaúcho. Destaque em todas as categorias que passou, foi eleito, em 2012, o melhor jogador da Copa Carpina. Em abril de 2013, disputou o Sul-Americano Sub-17 com a Seleção Brasileira, alcançando o 3º lugar e a vaga para a Copa do Mundo que realizar-se-ia em outubro do mesmo ano, nos Emirados Árabes. Em 2014, aos 18 anos, foi campeão estadual da categoria Sub-20.
Subiu para a equipe principal do Grêmio em 2015, sob o comando do Técnico Luiz Felipe Scolari, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
No dia 7 de dezembro de 2016, conquistou o seu primeiro título como profissional, pelo Grêmio: a Copa do Brasil, quinta conquista do clube gaúcho na competição, maior vencedor do torneio. A conquista se tornou emblemática, visto encerrar um jejum de 15 anos da equipe gaúcha sem títulos de expressão nacional (o último havia sido justamente o tetracampeonato da Copa do Brasil, em 2001), além de isolar o Grêmio como maior campeão do torneio (antes, dividia o posto com o Cruzeiro).
Após dois anos como profissional, em 2017, Arthur se firmou como titular absoluto do meio campo gremista, sob o comando de Renato Gaúcho, na equipe que disputava a Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro da Série A, Copa do Brasil e a Copa da Primeira Liga. O jogador começou a despertar as atenções após o Grêmio levar uma equipe reserva para o jogo contra o Guaraní-PAR, em Assunção. O jogador comandou o meio campo gremista, destacando-se por não errar nenhum passe e por ter realizado o lançamento para o gol da equipe gaúcha, marcado por Pedro Rocha. Após essa partida, ganhou statusde "xodó da torcida" e passou a ser constantemente solicitada a sua presença como titular, tanto pela imprensa quanto pela torcida. Não demorou até Arthur se tornar titular incontestável, recebendo diversos elogios por sua visão de jogo e passes precisos, se tornando peça fundamental da equipe e passando a ser tratado como "joia", no Grêmio, tendo o seu futebol comparado a craques como Iniesta e Thiago Alcántara e despertando o interesse de clubes europeus.
Na partida contra o Lanús, o Barcelona enviou a Argentina um observador exclusivamente para fazer uma ultima avaliação sobre o futebol de Arthur.
Robert Fernández, secretario-técnico do Barcelona, estava no estádio acompanhando a partida entre Lanús e Grêmio. Arthur seria um dos objetivos do time catalão, que busca reforçar o meio de campo.
De acordo com o jornal Marca, Arthur “é um volante com um estilo parecido ao de Xavi Hernández”. O jogador foi muito elogiado e o periódico falou que ele é um ótimo organizador de jogo, tem um bom controle de bola e sabe como protegê-la muito bem.
Para tirar Arthur do Grêmio, o Barcelona teria que desembolsar 50 milhões de euros (R$ 190,5 milhões). Dessa cláusula de rescisão, 60% pertence ao time gaúcho e o resto ao próprio jogador e à um investidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário