A abertura do 35º Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, contou com uma performance que tem dado o que falar nas redes sociais. Um vídeo que mostra o artista Wagner Schwartz sendo tocado por uma menina virou alvo de críticas depois de viralizar. O problema, segundo internautas de diferentes parte do país, é o fato de que o homem está completamente pelado durante apresentação. Nas imagens, ele pode ser visto deitado de barriga para cima enquanto a criança se aproxima junto com uma mulher, que seria a mãe dela.
A performance “La Bête” (O bicho) foi parar em várias páginas no Facebook, onde recebe centenas de comentários. “Isso é um crime. Arte nem aqui nem na China. Tentado ao pudor. Bando de loucos, mais louco é quem vai aí e ainda levam crianças”, escreveu uma internauta. “Canalhas eu não sabia que agora PEDOFILIA é arte. E ainda incentivar crianças a verem e tocarem num vagabundo pelado com o órgão pra fora”, esbravejou outro. “Onde está a arte de uma palhaçada dessas??? Isso é crime!! Perderam totalmente o senso!!”, ponderou um terceiro.
Em nota, o MAM explicou que a mãe da garota a acompanhava durante a performance e que havia informações sobre a nudez do artista na sala onde a apresentação ocorreu. O Museu ainda garante que a exibição não tinha “conteúdo erótico ou erotizante” e que “as insinuações de pedofilia são resultado da deturpação do contexto e significado da obra”. Veja na íntegra abaixo.
Pedofilia?
A pedofilia está entre as doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são pessoas adultas, homens e mulheres, que têm preferência sexual por crianças – meninas ou meninos – do mesmo sexo ou de sexo diferente, que ainda não atingiram a puberdade ou estão no início dela, de acordo com a OMS.
O código penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do ECA é considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”.
Nota do Museu de Arte Moderna de São Paulo
O Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance ‘La Bête’, que está sendo atacada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento para convidados. A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, sobre a manipulação de objetos articuláveis.
As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalha pelo país e nas redes sociais. O material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada da mãe, que participou brevemente da performance, e que a sala estava ocupada pelos espectadores. As insinuações de pedofilia são resultado de deturpação do contexto e significado da obra.
4 comentários:
não sou contra a arte,mas expor uma criança a esse tipo de situação e um absurdo.
não sou contra a arte,mas expor uma criança a esse tipo de situação e um absurdo.
Pode até ser que operante as leis brasileiras isso não seja considerado pedofilia como foi citado acima,mas o crime que essa mãe cometeu expondo uma criança
A essa situação não tem perdão
Isso é uma arte... totalmente normal...
Postar um comentário