terça-feira, 4 de outubro de 2016

Vitória Esmagadora da Base de Marconi nas Eleições Municipais é Destaque na Imprensa Nacional


 ► Radar Online, Coluna Esplanada e Gilberto Amaral destacam avanço da base do governo nos municípios e expressivo crescimento do PSDB em Goiás

A esmagadora vitória dos partidos da base do governo Marconi Perillo (PSDB) nas eleições municipais em Goiás é destaque no noticiário político nacional. As colunas Radar Online (Veja), Gilberto Amaral (Jornal de Brasília) e Esplanada (Portal UOL e diversos jornais e outros portais) destacam o crescimento do PSDB e aliados e a decorrocada de PMDB, PT e DEM no Estado.

Na coluna Radar Online, Mauricio Lima afirma que cotado para a disputa pela Presidência da República, "Marconi Perillo e os partidos de sua base aliada fizeram a primeira parte de sua lição de casa e conseguiram eleger mais prefeitos que o PMDB no Estado". 

No Jorna de Brasília, Gilberto Amaral afirma, em nota intitulada Super Perillo, que "os números não mentem. Em Goiás, onde Marconi Perillo governa com muita competência, basta ver os excelentes resultados econômicos e sociais gerados para o Estado: dos 246 prefeitos eleitos, 199 pertencem à base aliada do governo". O colunista desta a fatia do PSDB no resultado: "Desses, 77 são oriundos das fileiras do PSDB, partido de Perillo".

Ainda segundo Amaral, "mesmo nos quadros da oposição, que teve 44 eleitos, o governador mantém bom diálogo. Perillo mostrou força política em 38 dos 50 maiores municípios goianos". O colunista do Jornal de Brasília conclui a nota afirmando que "quem entende o mínimo de política sabe que (o feito de Marconi e sua base) não é brincadeira!".
Na Coluna Esplanada, Leandro Mazzini afirma que "Marconi Perillo (PSDB) fez sua força política valer em Goiás. Os partidos da base elegeram 199 dos 246 prefeitos" e que "nos dois municípios onde haverá segundo turno – Goiânia e Anápolis – a base disputa a eleição: na capital, com Vanderlan (PSB); em Anápolis, com Roberto do Orion (PTB)". Mazzini também destaca a participação dos tucanos no resultado: "Dos 199 prefeitos eleitos pela base, 77 são tucanos", cita.

O comparativo entre os resultados das eleições para prefeito em Goiás em 2012 e 2016 não deixa dúvidas: o PSDB e os partidos da base aliada do governador Marconi Perillo são os grandes vencedores da corrida deste ano, e PMDB, PT e DEM, que lideram a oposição no Estado, os maiores derrotados. Os tucanos elegeram neste domingo 25 prefeitos a mais que em 2012, saltando de 52 para 77 – alta de 50%.

Enquanto isso, o PMDB do ex-prefeito Iris Rezende encolheu drasticamente e o PT literalmente minguou em Goiás, se tornando um partido nanico. O DEM do senador Ronaldo Caiado seguiu o mesmo caminho, especialmente se levado em conta que parte dos prefeitos eleitos pelo partido é aliada de Marconi. Na comparação com 2012, o PMDB perdeu 15 prefeitos – de 57 para 42, uma redução de 30% no total de eleitos. O DEM perdeu 7 prefeitos, despencando de 17 para 10, redução de 40%.                         

Nenhum comentário: