quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Mataram Meu Amigo Zé Gomes

Escrevo ainda em estado de choque. Mataram meu amigo Zé Gomes da Rocha. Para muitos Zé Gomes era apenas um político. Para mim era mais que isso, muito mais, um irmão, um parceiro do peito nos bons e nos piores momentos.

Zé Gomes esteve presente nos grande  momentos da minha vida. Cresci ao seu lado, dividido alegrias e tristezas, Mais alegrias do que tristezas.
Desde a sua eleição para vereador aos 18 anos de idade,  caminhávamos juntos. São dezenas, se não centenas de boas histórias ao lado deste grande amigo. Tive o privilegio de desfrutar de sua amizade como poucos tiveram.

Tenho tantas histórias com Zé Gomes que daria para escrever um livro. Vou tentar relatar as mais marcantes.


Nossa Primeira Campanha

Guardo comigo grandes história, e algumas confidencias nunca reveladas. Zé Gomes foi eleito vereador ainda muito jovem, tinha apenas  18 anos de idade e dois anos depois seria candidato a deputado Estadual, no entanto, percebendo que Zé Gomes teria a maioria dos votos na cidade, Alvaro Soares o convidou para ser candidato a deputado federal,  prometendo bancar sua campanha porque Zé Gomes não tinha dinheiro para tal. Zé Gomes, ficou de 5º suplente. Tempos depois em uma viagem que fizemos juntos ao Rio de Janeiro,  ele me confidenciou que depois da eleição ficou sem dinheiro e endividado, um dia chegou na casa dele e ouviu a esposa dizer que tinha acabado o gás, falou para ela  comprar fiado no armazém. Ela disse que o dono do armazém não venderia mais fiado para eles. Decepcionado pegou a família e foi para Balsas,  no maranhão,  tentar a vida no campo,  trabalhar na lavoura de plantar arroz. Dois anos depois, após as eleições municipais,  assumiu o mandato de deputado federal como 5º suplente. Desde então nunca ficou sem mandato. Nunca perdeu uma eleição. Foi deputado federal por 5 legislaturas e prefeito de Itumbiara por 8 anos.

Minha primeira Carteira de Cronista

Em 1990 cheguei em Goiânia para trabalhar como repórter na rádio clube de Goiânia na equipe comandada pelo inesquecível Mário Luiz. Sem dinheiro para pagar  para comer e pagar a carteira da Associação de cronista esportivo, fui ao encontro de Zé Gomes que era deputado federal  e estava em Goiânia. relatei minha situação, ele abriu sua maleta,  retirou um pacote de dinheiro e disse "vai lá paga a suas contas e se precisar de mim estarei aqui, você é meu irmão". Nunca esqueci, sai de lá chorando e pulando, quem já passou fome sabe o que é isso.

Marconi e Zé Gomes 

Nos anos 90 Zé Gomes se tornou um próspero pecuarista, agricultor,  produtor de arroz no Maranhão e começou a investir no ramo sucroalcooleiro. Ficou rico, milionário. Em 1998 fui escalado para ser repórter na cobertura do então candidato a governador Marconi Perillo, eu estava de casamento marcado para dezembro de 1998. Marconi foi eleito e pediu para adiar o casamento para janeiro de 1999,  pois,  ele gostaria de ser meu padrinho de casamento como governador de fato. Casei no dia 21 de janeiro de 1999, tendo o governador como padrinho e pela primeira vez promovi o encontro de Marconi com Zé Gomes.


Campeão Goiano

Em 2008 Zé Gomes era prefeito de Itumbiara. Eu já  havia rodado o mundo na cobertura da seleção brasileira,  em 3 copas do mundo.  Eu era repórter setorista do Goiás há 10 anos. Zé Gomes tinha o sonho de fazer o Itumbiara ser campeão goiano. Me convidou para ajuda-lo. Deixei de cobrir o Goiás e fui cobrir o Itumbiara,  pagando todas as despesas,  sem custo para a Rádio 730. Foi uma campanha épica. O Itumbiara tinha uma média de público de 25 mil torcedores e na final dividiu o estádio Serra Dourada com a torcida do Goiás. Ganhou de 3x1 do Goiás e foi o primeiro campeão goiano do interior dentro do estádio Serra Dourada,  em uma disputa direta com um time da capital. 50 mil pessoas na festa da vitória pelas ruas de Itumbiara,  eu estava lá ao lado de Zé Gomes, PC Gusmão e CIA.  Zé Gomes conseguiu realizar seu sonho.

Edmundo e Denilson

Em 2009 a cidade de Itumbiara completaria 100 anos. Zé Gomes era o prefeito e o Itumbiara estava classificado para jogar a Copa do Brasil. Zé Gomes queria montar um grande time e contratar um grande jogador para vestir a camisa número 100. Fizemos muitas reuniões na sua fazenda no município do Panamá,  em busca da escolha do nome. Como vascaíno apaixonado que era, Zé Gomes queria que um ídolo do Vasco fosse o camisa 100. O escolhido por ele foi Edmundo.

Viajamos para o Rio de Janeiro para encontrar com Edmundo. Durante a viagem  no avião Zé Gomes comentou que estavamos indo ao Rio de Janeiro contratar o Edmundo e ele estava disposto a pagar do próprio bolso, 1 milhão de reais para Edmundo vestir a camisa do Itumbiara. Nunca esqueci da conversa porque ele lembrou do dia que teve que ir embora de Itumbiara porque não tinha dinheiro para comprar gás, mas naquele dia já  conseguia pagar uma conta de 100 milhões de reais.

Jantamos com Edmundo, ele não aceitou o convite porque queria encerrar a carreira e havia prometido para a família que iria passar férias com o filho pela primeira vez na Disneylândia e se aceitasse o convite teria que decepcionar o filho. Zé  Gomes contratou o tetra campeão do mundo Denilson e Túlio Maravilha.

Itumbiara x Corinthians


Ainda no Rio de Janeiro, liguei para meu amigo Rodrigo Paiva, então assessor de imprensa da CBF e pedi para que ele conseguisse uma agenda com Virgilio Elísio,  diretor técnico da CBF.  Zé Gomes queria que o jogo da Copa do Brasil fosse contra uma grande equipe para comemorar o centenário da cidade. Queria que esse adversário fosse o Vasco. Virgilio disse que iria estudar,  mas que estava pensando em algo melhor. Um jogo que pudesse ser visto por todo o Brasil. Saímos do Rio de janeiro sem saber quem seria o adversário. Zé Gomes viajou para a fazenda no Maranhão e fiquei em Goiânia,  aguardando o anúncio do adversário  na Copa do Brasil. Foi o Corinthians. Liguei e avisei. Zé Gomes pareceu não acreditar de tanta felicidade, pois, o Corinthians havia contratado Ronaldo e existia a possibilidade dele jogar em Itumbiara. Melhor do que isso, Ronaldo estreiou com a camisa do Corinthians contra o Itumbiara e o jogo foi mostrado para o mundo inteiro.



Zé Gomes salvou minha esposa


Março de 2009. Cheguei em casa e minha esposa foi para academia. Meia hora depois me ligaram da academia dizendo que minha esposa havia sofrido um acidente. Ela desmaio, caiu de um aparelho e bateu a cabeça. Traumatismo craniano seguido de AVC. Quando cheguei na academia ela colocava sangue pela boca, ouvido e nariz. Neste exato momento Zé Gomes me ligou convidado para sair com ele,  pra gente tomar uma cerveja. Relatei para ele meu drama. Disse que estava levando minha esposa para o HUGO. Quando cheguei no hospital,  ele já estava na portaria de emergência esperando. Deu toda assistência, ligou para o então Secretario de Saúde Dr. Hélio de Sousa. O estado de saúde de minha esposa era gravíssimo e ela precisava ser removida com urgência para o hospital Santa Genoveva para fazer uma cirurgia. Chegando no hospital as noticias não foram nadas boas, o cérebro estava inchado e não tinhas as condições ideais para a realização da cirurgia, mas a demora poderia resultar em morte. Neste momento,  Zé Gomes chegou juntamente com o hoje desembargador Dr. Nicomedes Domingos Borges, acompanhados do Dr. Francisco Antônio Dias de Azeredo, um dos maiores neorocirugiões do Brasil. 

Dr.  Francisco pediu permissão para avaliar minha esposa e aconselhou a cirurgia  imediata,  mas que seria necessário colocar um cateter para controlar a pressão cerebral. o custo era de R$ 7 mil reais. Eu não tinha dinheiro para pagar. Com cateter as chances dela sobreviver eram pequenas e sem o cateter praticamente nulas. De imediato Zé Gomes,  autorizou a colocar o aparelho e fez o cheque ali na hora, efetuando o pagamento.  Dr Marcos Spadonni foi escolhido para realizar a cirurgia,  com a supervisão do Dr. Francisco. Minha esposa ficou em coma durante 18 dias. 165 pessoas foram ao hospital doar sangue para ela. No dia 16 de julho daquele ano, Zé Gomes reuniu minha família em sua ilha,  para comemorar o aniversário de minha esposa,  que se salvou sem nenhuma sequela.

Humildade

Certa fez estávamos reunidos com muitos amigos jogando baralho na ilha. Dentre os amigos estava o comentarista esportivo Leds Gonsalves. Na hora de dormir sobrava colchão mas os quartos eram insuficiente para acomodar todas as pessoas. Zé Gomes pegou um colchão colocou no chão da sala e ali dormiu cedendo seu quarto para os amigos dormirem.

Zé Gomes Estava cheio de planos



No inicio do mês fiz uma matéria falando do patrimônio que ele havia declarado a justiça eleitoral de mais de 100 milhões de reais. Ele estava feliz. Cheio de planos e energia. Queria levar industrias para Itumbiara e novamente fazer o Itumbiara ser campeão goiano.

Não deu tempo...mataram meu amigo...mataram meu irmão!

 Zé Gomes é o Candidato a Prefeito Mais Rico de Goiás http://bit.ly/2cOXD36

O ex-prefeito de Itumbiara e ex-deputado federal José Gomes da Rocha (PTB) é o candidato a prefeito mais rico do estado de Goiás segundo levamentamo dos dados do TRE de acordo com declaração de bens dos candidatos a justiça eleitoral.
Zé Gomes da Rocha tem um patrimônio declarado de R$ 110,8 milhões de reais. O segundo mais rico é o ex prefeito de Goianésia Jalles Fontoura(PSDB) com R$ 91,5 milhões.
O detalhe é que os dois são empresário do ramo sucroalcooleiro.
Na sequência vem Junior Pontes(PSB) de Goianápolis com R$ 61 milhões, Victor Priori (DEM) de Jatai com R$ 51,9 milhões, Nick Barbosa (DEM) Minaçu R$ 51,3 milhões e Amarildo Martins (PR) Iporá com R$ 44,0 milhões.
Zé Gomes da Rocha é uma espécie de Pop Star da política, admirado e idolatrado pela população de Itumbiara onde deve ser eleito prefeito pela 3ª vez.

Mensagens
                   
[15:53, 11/9/2016] Zé Gomes: Meu amigo sumido estamos aqui  garrado. Vc sabe que embora o TSE tenha mandado is candidatos a fazerem as suas evoluções patrimoniais, apenas eu fiz..... Lamentavelmente.         
                
[16:15, 11/9/2016] +55 62 8264-7422: Sei disso. Iris declarou que a fazenda dele no Mato Grosso está avaliada em R$ 800 mil. Um abraço. Precisando de mim estou aki.       
                  
[11:46, 12/9/2016] Zé Gomes: Preciso  e muito.... Olha 86 milhões do meu patrimônio tenho a 30 anos.... Registrado na declaração do imposto de renda. Se for declarar como eles   Seria   4 milhões.  30 anos é uma vida.













Nenhum comentário: