quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Itália É Atingida Por Terremoto. 38 Mortos. Mais de 100 Pessoas Desaparecidas




A Itália foi atingida por um terremoto na madrugada de Quarta-Feira,dia 24,às 03:36 da manhã (horário local). O terremoto de magnitude 6.1 na escala Richter,identificado pelo Centro Sismológico da Europa Mediterrânea,abalou Roma e as cidades próximas,deixando diversos feridos. O epicentro foi situado entre as cidades de Perugia e Riete,a 100km de Roma, e apenas a 10 km de profundidade, o que pode tornar os danos ainda maiores. O terremoto foi seguido por um outro, de magnitude 3.9,registrado às 3h41 (hora local) perto de Norcia, na província de Perugia, com epicentro a sete quilômetros de profundidade.


O prefeito de Amatrice,Sergio Perozzi,declarou que o terremoto fez com que vários prédios caíssem na região central da cidade e com que a energia fosse interrompida. "O que eu posso dizer? É uma tragédia. Haviam casas aqui que não existem mais.",declarou ele quando questionado sobre fatalidades.



O porta-voz do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi publicou no Twitter que o governo está em contato com a agência de proteção civil do país,que chefiada por Fabrizio Crucio,prontamente se manifestou em rede pública: "Foi um terremoto severo, que causou feridos e algumas quedas de edifícios".
O sistema PAGER do Centro De Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, que prevê o impacto de terremotos, emitiu alerta vermelho - sugerindo casualidades e danos graves. A agência italiana de notícias Ansa reportou duas mortes ainda não confirmadas na comuna de Arquata del Tronto. Os serviços da Cruz Vermelha têm sido prejudicados pelo desabamento de uma ponte,o que têm atrasado os resgates.


Este,no entanto,não é o primeiro abalo sofrido pelo país. A região é constantemente afetada pelos terremotos. Fabrizio comparou o terremoto com outro de magnitude 6.3 que atingiu a comuna de Aquila em 2009,região central da nação,e provocou a morte de mais de 300 pessoas. Em Maio de 2012 dois tremores violentos atingiram a região Nordestina do país com dez dias de diferença,deixando 23 pessoas mortas e outras 14 mil sem moradia.

Nenhum comentário: