quinta-feira, 23 de junho de 2016

José Eliton Inaugura Empreendimentos de Segurança Pública em Itumbiara e Goiatuba

Serão entregues à população da Região Sul do Estado complexo que reúne 

Comando de Operações de Divisas (COD), Batalhão Fazendário e sede do 
Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) e também uma nova delegacia

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, percorre os municípios de Itumbiara e Goiatuba nesta sexta-feira (24), oportunidade em que inaugura importantes empreendimentos que ampliarão a atuação das forças policiais no interior, principalmente na Região Sul do Estado.

O primeiro compromisso de José Eliton é a inauguração da nova Delegacia de Polícia de Goiatuba. Além do titular, Roberto Carlos Carvalho, e dos agentes que ali ficarão lotados, a delegacia contará ainda com quatro escrivães e um papiloscopista. Esta unidade é jurisdicionada à 6ª Delegacia Regional de Itumbiara, distante cerca de 50 km de Goiatuba, e que tem como titular Gustavo Carlos Ferreira.
A reforma do prédio foi realizada com recursos do Programa Dinheiro Direto nos Quartéis (PDDQ) e por meio de parceria com segmentos da sociedade civil organizada, com Poder Judiciário e com a Câmara Municipal, totalizando investimentos da ordem de R$ 200 mil.
De Goiatuba, ainda na sexta-feira, o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, segue para Itumbiara, onde inaugura o complexo que abrigará o Comando de Operações de Dividas (COD) e Batalhão Fazendário, da Polícia Militar; e o 2º Distrito Policial e Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), ambos da Polícia Civil.

COD
O Comando de Operações de Divisas (COD) é uma tropa especializada que atua em cidades goianas que fazem divisa com outros estados, no combate, principalmente, ao tráfico de armas, drogas, roubo de cargas, a instituições bancárias e contrabando. Para reprimir a atuação de organizações criminosas são realizadas parcerias com as polícias Civil e Federal. O trabalho vai além da simples repressão e conta também com amplo serviço de inteligência.

Atualmente, 15 bases do COD estão instaladas em diversas regiões de Goiás nos municípios de Aporé, Britânia, Cabeceiras, Cachoeira Alta, Campos Belos, Chapadão do Céu, Corumbaíba, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Lagoa Santa, Piranhas, Porangatu, Posse e São Miguel do Araguaia.

2º Distrito Policial

O 2º Distrito Policial de Itumbiara, que também integra o complexo, conta com o titular da unidade, delegado Vinícius Penna, quatro agentes de polícia e quatro escrivães. A estrutura física do prédio tem recepção, seis salas e estacionamento. A integração dos espaços foi pensada na melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. O complexo abrigará ainda a sede do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH).

Batalhão Fazendário

O Batalhão Militar Fazendário foi criado pelo governo do Estado por meio de um termo de cooperação entre a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Segurança Pública. Ele é responsável pela segurança dos auditores fiscais e servidores da Fazenda nas operações de cobrança dos tributos estaduais. A atividade de cooperação envolve a execução dos serviços de policiamento preventivo e repressivo nas operações especializadas de fiscalização e controle de trânsito em apoio às ações de fiscalização de tributos estaduais.


Ainda em Itumbiara, após a inauguração do complexo, o vice-governador e titular da SSPAP participa de uma audiência pública no Fórum da cidade. Em pauta, discussões sobre segurança pública no município.

Nenhum comentário: