terça-feira, 17 de maio de 2016

Em Vistoria ao IML de Aparecida de Goiânia, José Eliton Assegura Entrega de Obras Ligadas à Segurança Pública


Estado já adquire equipamentos para nova unidade, que deve ser entregue em setembro próximo, informa governador em exercício. Novas instalações auxiliarão nos trabalhos de 
13 peritos criminais, 10 médicos legistas e nove auxiliares de autópsia, proporcionando mais agilidade no atendimento à população 


O governador em exercício, José Eliton, durante vistoria às obras do Instituto Médico de Legal (IML) de Aparecida de Goiânia, destacou o esforço do Governo de Goiás em entregar todos os aparelhos sociais ligados à segurança pública ainda este ano. Ele afirmou que as obras do IML estão em fase final de acabamento e que os equipamentos para a unidade estão em processo de aquisição. Além disso, salientou a recente nomeação por parte do governador Marconi Perillo de 230 concursados para a Superintendência de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP).

O IML de Aparecida de Goiânia é construído pela Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) e deve ser entregue em setembro desse ano, prevê o presidente Jayme Rincon. As novas instalações auxiliarão os trabalhos de 13 peritos criminais, 10 médicos legistas e nove auxiliares de autópsia, proporcionando mais agilidade no atendimento à população que necessita do serviço.

“Reafirmo o compromisso do governador Marconi Perillo em entregar obras relacionadas à segurança pública. Por exemplo, o Complexo Prisional de Anápolis está com 80% do empreendimento concluído”, disse José Eliton, em entrevista – ele também vistoriou as obras do presídio na semana passada. A respeito do IML de Aparecida de Goiânia, o governador em exercício também informou que o Governo de Goiás já convocou 230 novos servidores para a polícia técnico-científica. E que para o segundo semestre deverão ser convocados mais 230 que foram aprovados regularmente em concurso público.



José Eliton fez a vistoria das obras ao lado do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; da superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos; e do presidente da Agetop, Jayme Rincón; além de demais representantes do comando da SSPAP, funcionários da SPTC e lideranças políticas e empresariais de Aparecida. 


O governador em exercício também destacou a importância das obras realizadas pelo Governo de Goiás. “Já foi inaugurado o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), unidade de altíssima qualidade”, disse. “O Centro de Excelência, grande arena para eventos variados, será outro marco no estado”, explicou ele para, em seguida, destacar também o Centro de Referência e Excelência em Dependência (Credeq) de Aparecida de Goiânia que será inaugurado esse ano.


IML de Aparecida
O projeto possui área de 1.411 m² de edificações, distribuídas em dois pavilhões. No térreo haverá salas de necropsia especial e comum, Raio X, laboratórios, cartório para expedição de certidões de óbito, consultórios médicos para exame de corpo de delito, sala acústica de balística, além da estrutura administrativa, com recepção, banheiros e estacionamentos. No pavilhão superior serão instalados os alojamentos para médicos e peritos.



O presidente da Agetop, Jayme Rincón, observa que as obras estão em ritmo constante e que unidade, demanda antiga da população de Aparecida de Goiânia, será importante para desafogar o IML de Goiânia. “Os operários trabalham diuturnamente. A previsão é que a obra seja entregue em setembro. Ainda resta o acabamento e pequenos ajustes. O imobiliário e equipamentos já estão sendo providenciados. Esta obra dará mais agilidade para o cidadão de Aparecida e, principalmente, irá desafogar o IML de Goiânia”, afirma.


Ao lado de José Eliton, o prefeito Maguito Vilela destacou que, atualmente, o IML é a obra mais importante sob comando do Governo de Goiás para município. A superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, disse que o IML de Goiânia atende a 33 municípios. Ela aponta que o objetivo da construção da unidade de Aparecida de Goiânia é proporcionar celeridade nesse processo, ou seja, diminuir o tempo de resposta em relação aos atendimentos, tanto da medicina legal quanto da criminalista. “Essa estrutura vai equivaler à da Capital. Metade do atendimento será deslocado para o município vizinho”, informa.



Participaram também da vistoria o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Divino Alves; delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Carlos Helbingen Júnior, entre outros, como o titular da 2ª Delegacia Regional de Aparecida de Goiânia, delegado André Fernandes de Almeida; o superintendente da Academia Estadual de Segurança Pública, Coronel Sílvio Benedito; o tenente-coronel Renato Brum dos Santos, que está à frente do 2º Comando Regional da Polícia Militar em Aparecida de Goiânia; e o superintendente de Segurança Penitenciária, João Júnior. 

FOTOS: WILDES BARBOSA 

Nenhum comentário: