A votação na Câmara dos deputados não tira a Dilma da presidência. O presidente da Câmara diz que a votação do impeachment pode levar três dias e que, caso comece numa sexta-feira, pode seguir pelo sábado e pelo domingo seguintes. “São 27 partidos representados na Câmara, e cada partido tem uma hora para falar. São 27 horas, sem contar as discussões de quem se inscrever.
Mesmo se o Impeachment for aprovado na Câmara ele não tem nenhum efeito prático sobre o mandato da Dilma.
Se o Impeachment for votado no dia 17 domingo e a Dilma perder, o povo vai comemorar e na segunda a Dilma continuará como presidente. A votação na Câmara não tem poder para afasta Dilma da presidência.
O processo de Impeachment será encaminhado para o Senado até o final do mês. Lá o presidente Renan Calheiros vai cumprir todos os trâmites e prazos até colocar em votação.
Se de fato a votação demorar todo esse tempo, o processo, caso aceito pela Câmara, chega ao Senado na semana seguinte, de 26 a 30 de abril. A exemplo do que ocorreu na Câmara, os senadores destacam uma comissão especial — com 21 membros, um quarto dos 81 parlamentares — para deliberar sobre o processo. A partir daqui, os prazos são menos claros. Não está previsto de forma explícita quantos dias os senadores têm para deliberar sobre a aceitação do processo de impeachment. Questionado nesta semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que “se esse processo chegar ao Senado, e eu espero que não chegue, vamos, juntamente com o Supremo [Tribunal Federal, STF], decidir um calendário". Por lei, o processo é presidido no Senado pelo presidente do Supremo. Espera-se que o trabalho da comissão leve duas semanas, o que poderia levar o parecer ao plenário do Senado, no cenário mais otimista, no dia 13 de maio — ou pelo menos até o dia 20 daquele mês.
Somente depois que o senado decidir aceitar o processo de julgamento de Dilma é que ela será afastada provisoriamente por 180 dias. Por isso, Dilma não sai da Presidência mesmo perdendo na votação do impeachment da Câmara dos Deputados.
Um comentário:
cara, a base do impeachment foi essa patuscada aqui. Uma vergonha q vai manchar pra sempre a camara.
Vou te contar... só com muito humor, mesmo. Olha o VT da patuscada:
Badauê #5 - "Carnaimpeachment"
https://www.youtube.com/watch?v=loDJnaXzNEg
Postar um comentário