terça-feira, 12 de abril de 2016

Leicester Perto da Conquista Mas Fantástica da História do Futebol Inglês

O mundo inteiro acompanha com grande curiosidade o que o Leicester City está fazendo no Campeonato Inglês. O time modesto comandado por Claudio Ranieri lidera o torneio com 72 pontos, sete à frente do Tottenham, restando apenas cinco rodadas para o final. A vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa já está garantida.

E pensar que há exatamente um ano, no mesmo 11 de abril, os Foxes amargavam a lanterna da Premier League. Mas o primeiro "milagre" estava sendo desenhado.



Em sua primeira temporada de volta à elite inglesa, o Leicester - então comandado por Nigel Pearson - passou 24 rodadas consecutivas na zona de rebaixamento. Pior: 20 delas na última colocação.

Time acostumado a apanhar, muda radicalmente de postura após chegada de um novo treinador. Jogadores descobrem ter capacidade até então impensável. A comunidade abraça a equipe e forma uma torcida atuante. Atletas vistos como fracassados se transformam em vencedores convictos. 

A sorte começou a virar em 4 de abril de 2015, quando a equipe azul ganhou em casa do West Ham por 2 a 1 pela 31ª rodada e subiu para 22 pontos, ainda a seis de sair da degola.

Então, diante do West Bromwich uma semana depois, o Leicester conseguiu apenas sua segunda vitória como visitante: 3 a 2. Hoje vice-artilheiro do Inglês com 21 gols, Jamie Vardy garantiu a virada somente aos 46 minutos do segundo tempo.



O resultado levou os Foxes aos 25 pontos, o mesmo número à época do Queens Park Rangers, que levava vantagem nos critérios de desempate. Essa foi, porém, a última vez que o Leicester terminou uma rodada na lanterna do Campeonato Inglês.

No duelo seguinte, em 18 de abril, no King Power Stadium, a equipe do centro da Inglaterra bateu o Swansea por 2 a 0 e passou QPR e Burnley para finalmente deixar a última posição da tabela. Já na rodada 34, vitória sobre o Burnley e oficialmente fora da degola.

Nos cinco jogos restantes (tinha um a menos do que os rivais), o hoje líder da Premier League alcançou quatro vitórias, um empate e uma derrota, garantindo-se assim por mais um ano na elite inglesa. Com um técnico e três jogadores novos - Christian Fuchs, N'Golo Kanté e Shinji Okazaki -, o Leicester se reinventou.

Nenhum comentário: