situação hipotética de incêndio em sala de cinema; ação foi
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promoveu, nesta terça-feira (26), simulado operacional de salvamento de vítima em situação de incêndio em uma sala de cinema. A ação ocorreu no Buriti Shopping em parceria com a brigada contra incêndio e pânico do centro comercial.
A situação hipotética simulou uma vítima em óbito, outras em estado grave, em pânico e também presas no elevador, todas com localização indefinida e difícil acesso. A brigada contra incêndio e pânico do shopping acionou o alarme e executou o plano de evacuação de todas as lojas. Em seguida contatou o CBMGO, que resgatou todas as vítimas.
Em relação aos constantes treinamentos realizados, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Carlos Helbingen Junior, afirma que a filosofia seguida pela corporação é de que “quem não treina. não executa bem”. Ele ainda enfatizou que simulações de salvamento têm ocorrido em todas as regiões do Estado.
O comandante-geral diz que o trabalho de aperfeiçoamento dos homens do CBMGO conta com importantes parcerias com empresas e objetiva o alinhamento de ações de emergência. “Numa situação real são esses procedimentos, somados às habilidades de cada integrante da equipe, que fazem a diferença no êxito de salvamento de vítimas”, pontua.
Durante a simulação, simultaneamente, uma equipe do CBMGO resgatou um funcionário preso na sala de projeção do cinema, utilizando técnicas de salvamento em altura. Todas as pessoas resgatadas foram encaminhadas para a área de concentração de vítimas, onde foi feita a triagem e o encaminhamento para as unidades de saúde por unidades de resgate e pela aeronave Bombeiro-01.
Esse tipo de simulado tem como objetivo explorar diversas possibilidades de atuação do CBMGO em ocorrências envolvendo busca, resgate de vítimas, combate a incêndio, e emprego do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), além de testar o Plano de Evacuação do shopping em horário de funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário