Amal Fashanu Foto: Reprodução / Instagram |
Filha do primeiro jogador a assumir ser gay diz que há sete atletas homossexuais na Premier League
A filha do ex-jogador Justin Fashanu, o primeiro a assumir publicamente que era homossexual, afirmou que conhece sete atletas que jogam na Premier League e são gays. Em entrevista à “BBC Radio 5”, Amal Fashanu disse que os jogadores não expoem a orientação sexual por causa do preconceito.
– Eu conheço sete jogadores que jogam na Premier League e são gays. Mas eu não vou revelar seus nomes, não vou dizer nunca, a não ser que isto ajude eles a declararem sua condição. O futebol ainda é um mundo muito obscuro neste sentido – afirmou a jovem.
Amal, que trabalha como modelo, disse que deve ser muito complicado para um atleta assumir tal situação, porque pode afetar todas as pessoas ao seu redor.
– Se um jogador admite sua homossexualidade, o eco sobre a sua confissão acaba por afetar não só os próprios jogadores, mas o resto de seus companheiros e entes queridos, incluindo pais e amigos. E não quero nem imaginar como se vive em uma situação deste tipo para qualquer futebolista – disse a filha do ex-jogador.
Em entrevista ao jornal "The Sun" em 1990, Fashanu assumiu ser homossexual disse que sofreu preconceito, além de ver a sua carreira declinar nos gramados. Seu último clube foi o Atlanta Ruckus, dos Estados Unidos, em 1997, um ano antes de ele ser encontrado enforcado em Londres. Ele deixou uma carta de despedida na época:
"Me dei conta de que eu havia sido condenado. Não quero mais ser uma vergonha para meus amigos e minha família. (...) Espero que Jesus me dê boas vindas e que eu finalmente encontre a paz", dizia o bilhete.
Além de Fashanu, apenas mais dois jogadores de futebol revelaram que são gays: o meia Robbie Rogers, do Los Angeles Galaxy, em 2013, e o ex-jogador alemão Thomas Hitzlsperger, que falou sobre o assunto em 2014, dois anos após se aposentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário