segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Com Queda de 12% em 2015, Goiânia Tem Menor Número de Homicídios em Três Anos

- Recuo na taxa por 100 mil habitantes chega a 13,2% e confirma tendência apontada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

- Além da diminuição em praticante toda a capital, 71% dos bairros não tiveram nenhum registro durante todo o ano

- Resultado foi possível graças ao foco no planejamento, trabalho integrado e uso intensivo de Inteligência na prevenção e combate ao crime de homicídio

Goiânia terminou 2015 com queda de 12,08% no número de registros de homicídios dolosos, em comparação com 2014. Com 553 casos (75 a menos que no ano anterior, que teve 628), a capital também teve o menor número de ocorrências do tipo dos últimos três anos (veja quadro). Os dados são do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. Em relação à taxa por 100 mil habitantes, metodologia internacionalmente utilizada para análise de indicadores de violência e criminalidade, a queda foi maior, chegando a 13,21%.

As informações do Observatório de Segurança demonstram também que a capital registrou queda no número de homicídios no quatros trimestres do ano, sempre no comparativo com períodos idênticos de 2014 (veja quadro). Em números absolutos, houve recuo de 11,6% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2014 e de 5,5% em comparação ao terceiro trimestre de 2015. 


A evolução mensal dos registros revela, ainda, que houve queda em oito meses do ano, em comparação com o mês respectivo de 2014. Em apenas três houve elevação nesse tipo de comparativo. Em setembro, houve o mesmo número tanto em 2015 quanto em 2014 (veja quadro). 


Os dados do Observatório de Segurança confirmam que a redução no número de homicídios dolosos ocorreu em praticamente todas as regiões da capital. Seis das sete Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) obtiveram decréscimo. Proporcionalmente, a Aisp Sul alcançou a maior redução, no comparativo com o ano anterior, com 25%. A Aisp Sudoeste fica em segundo lugar, com 24% casos a menos. 


A análise da série histórica – iniciada em 2011, quando a SSPGO estruturou a Gerência de Análise Criminal, hoje Observatório de Segurança – permite constatar que 2015 registrou marcos significativos na redução de homicídios dolosos na capital. Novembro, por exemplo, teve o menor registro de casos para o mês dos últimos quatro anos. Outro dado significativo é que 504 bairros de Goiânia, o que corresponde a 71% do total de 706 registrados na Prefeitura, não tiveram nenhum registro de homicídio doloso no período (veja quadro). 




Nenhum comentário: