Futebol sempre foi considerado ao longo da história como sendo um esporte de confraternização, alegria, algo capaz de unir nações e até parar guerras. Neste domingo Goiás e Vila Nova vão se enfrentar no estádio Serra Dourada e apenas torcedores do Vila Nova poderão ir ao estádio assistir o jogo.
A decisão de permitir apenas a entrada de uma torcida em clássico entre as duas equipes foi tomada em comum acordo, entre dirigentes e representantes de órgãos governamentais. Essa decisão é uma derrota do futebol para a violência. É claramente um atestado de incapacidade das autoridades de garantir a segurança dos torcedores no estádio.
Não estou aqui querendo dizer que a medida foi errada, não foi, mas foi uma decisão tomada porque as autoridades se auto declararam incompetentes para garantir a segurança dos torcedores diante das atuais circunstâncias.
As autoridades não conseguiram proteger os verdadeiros torcedores dos marginais membros de facções criminosas, infiltrados nas torcidas organizadas.
O verdadeiro motivo da violência nos estádios está fora dele, não tem nada a ver com futebol e sim com o tráfico de drogas. Gangues rivais se abrigam em facções de torcidas organizadas buscando liberdade para cometerem crimes, manchando o futebol e tentando esconder os verdadeiros motivos das disputas que não tem nada a ver com bola, mas sim com drogas.
Nos últimos anos, muitos torcedores foram assassinados nesta disputa, em 99% dos casos a real motivação dos crimes não tem nada a ver com os times mas sim com as drogas.
O problema é que em dias de clássico, estes bandidos membros de gangues se reúnem para ir ao estádio e praticar todo tipo de crime, sob o efeito de drogas e sob a proteção do "bando".
Separar as torcidas ameniza mas não resolve o problema da violência porque existem marginais infiltrados nas torcidas dos dois lados. Entre membros de uma mesma torcida existem disputas por pontos de drogas, ao se encontrarem, sob o efeito das drogas eles partem para a violência.
As brigas, roubos, arrastões, vão acontecer não somente próximo ao Serra Dourada mas em diferentes pontos de ônibus e terminais da capital onde os rivais vão se encontrar.
Essa minoria de marginais, conseguiu subjugar as autoridades e privou os torcedores de irem ao estádio com a família.
Por causa destes marginais e por incompetência das autoridades, não recomendo nenhum pai de família a levar seu filho ao Serra Dourada com a camisa do seu time de coração.
Não é só culpa da policia que na maioria das vezes apenas enxuga gelo e nada pode fazer contra menores marginais. Falta uma legislação especifica mais severa e não apenas legislação, mas juízes com disposição de punir os bandidos das torcidas organizadas.
Por enquanto a sociedade está perdendo o jogo para os bandidos e diante da derrota eminente, os juízes da partida mandaram o time das pessoas de bem sairem de campo para não serem massacrados!
O que era sinonimo de uma grande festa virou motivo de muitos velórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário