sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Marconi Discute Parceria com Governador da Província de Liège

 Governador de província belga quer parceria comercial e convênio com programa Goiás Sem Fronteiras

 Na Universidade de Liège, Marconi dá início a tratativas para celebrar convênio de intercâmbio – instituição é a terceira a propor parceria durante a Missão Europa


Marconi Perillo (dir) com Herve Jamas, governador da província de Liège 
Foto: Internet/Reprodutção
Bruxelas, 23 de outubro de 2015 – O governador da província belga de Liège, Herve Jamar, afirmou ao governador Marconi Perillo que a região quer ampliar a parceria comercial e cultural com Goiás. Em reunião com Marconi no Palácio de los Príncipes, em Bruxelas, Jamar disse que o governo da província vai enviar uma missão para conhecer Goiás no ano que vem e avaliar as oportunidades de negócios bilaterais.

Ele disse ainda que Liège também tem interesse em receber alunos do Programa Goiás Sem Fronteiras. Mais cedo, a Universidade de Liège também manifestou essa intenção, durante reunião de Marconi e comitiva do Governo de Goiás com dirigentes da instituição. Com uma recepção de prestígio no principal salão do Palácio de los Príncipes, eles afirmaram ser uma honra receber o governador de Goiás e destacaram as possibilidades de selarem futuros negócios entre os dois Estados.

O novo governador de Liège, que ofereceu a Marconi sua primeira solenidade oficial – Jamar tomou posse neste mês –, ficou impressionado com os números de Goiás, que quase sempre são dez vezes maiores que Liège, tanto em território, população, PIB, comércio exterior e principalmente exportações. Herve Jamar se animou com a conversa e fez promessa de organizar comitiva de seu grupo de governo para visita oficial ao Estado de Goiás.

Na Universidade de Liège, respeitada em toda a Europa pelas pesquisas de combate às novas doenças que ameaçam a produção animal e vegetal, o governador já iniciou as tratativas da parceria para a realização do Programa Goiás Sem Fronteiras – já é o terceiro convênio somente nesta viagem – onde estudantes e professores de Goiás poderão fazer cursos de graduação, doutorado e mestrado.

Nenhum comentário: