Créditos das imagens: Rodrigo Cabral (Gabinete de Imprensa do Governador) |
► Honraria será entregue ao governador em outubro pelo rei belga Philippe Leopoldo Luísa Maria, durante cerimônia em Bruxelas
► Segundo Embaixada da Bélgica, Marconi receberá a comenda em reconhecimento a seu trabalho e influência na promoção do desenvolvimento econômico, em especial na aproximação entre as economias belga e do Centro-Oeste
► Embaixador disse ao governador, durante encontro no Palácio das Esmeraldas, que Goiás é Estado estratégico no País para novos investimentos estrangeiros
O governador Marconi Perillo receberá, em outubro, a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica, um dos principais títulos concedidos pelo rei Philippe Leopoldo Luís Maria a estrangeiros e belgas pelos serviços prestados ao país europeu. O anúncio da concessão da honraria e o convite para que Marconi viaje à capital belga Bruxelas para receber a comenda foram feitos pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, que participou nesta quarta-feira, no Palácio das Esmeraldas, de reunião com o governador e auxiliares estaduais para tratar da recepção.
A Comenda foi criada em 15 de outubro de 1897 pelo Rei Leopoldo 2.º, que era governante do Estado Livre do Congo. Foi concebida originalmente para homenagear os feitos heroicos e o serviço exemplar de cidadãos e servidores no Estado Livre do Congo. Em 1908, a Comenda oi incorporada ao conjunto de condecorações belgas. Atualmente, a Ordem da Coroa é concedida aos cidadãos que prestam relevantes serviços ao Estado belga, especialmente àqueles que promovem a vida e os direitos das pessoas. Em Goiás, o bispo da Diocese de Goiás, o belga Dom Eugênio Rixen, já foi agraciado com a comenda.
Incentivo à economia
“O governador será agraciado com a comenda pelo incentivo que vem dado às relações comerciais entre Goiás e a Bélgica”, revelou o embaixador. Jozef disse que um dos objetivos desta aproximação é mostrar as vantagens que os produtores goianos podem ter ao desembarcarem suas mercadorias via Porto da Antuérpia – o segundo maior da Europa – localizado na cidade belga de Flandres. Hoje, a maioria da produção goiana chega à Europa pelo Porto de Roterdã, na Holanda. Segundo o embaixador, a atuação do governador tem sido decisiva para a aproximação comercial entre a Região Centro-Oeste e a Bélgica.
Marconi destacou a importância de se ter rotas alternativas para escoamento internacional da produção local e frisou que o Estado vai incentivar as exportações para portos onde houver maiores benefícios e que garanta maior competitividade ao produtor local. Acompanharam a reunião o secretário chefe de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, Isanulfo Cordeiro, e o superintendente-executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), William O'Dwyer, além do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Bélgica, Patrick Fidry.
A equipe belga realiza hoje em Goiânia Dia da Bélgica, evento promovido em parceria do Governo do Estado e da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), com o objetivo de estreitar os laços comerciais entre as duas partes. Atraído pelo potencial de Goiás em áreas como logística, farmacêutica, agropecuária e minério, o embaixador Smets diz que Goiás é um dos Estados elencados como estratégicos para negócios. “Estamos realizando este encontro em Minas, Ceará e Goiás. Queremos ampliar os negócios”, afirma.
Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário