quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Jogo Disputado em Forte Calor e Umidade Baixa faz 9 Atletas Desmaiarem em Campo

Goiás e Joinville Jogaram às 11 horas
com calor de 44° e baixíssima umidade
O horário de 11 horas da manhã para partidas de futebol parece ser uma aposta que deu certo. Se por um lado há reclamação de atletas por jogar no horário mais quente do dia, para os dirigentes não parece ser um grande problema. Afinal para eles o que pesa é o lado financeiro. Se é bom para a televisão que é quem manda no futebol hoje, tem que se acatar. 

Pelo menos este é o ponto de vista do Presidente do Conselho Deliberativo do Goiás, Hailé Pinheiro. Segundo suas próprias palavras: “O Brasil todo tá aceitando, só o Goiás vai peitar? Nós não mandamos em nada. Quem manda é a CBF. Ela mandou jogar, jogamos em qualquer horário. Quantos operários estão trabalhando no sol-a-sol, nas lavouras, nos campos. É normal. É um sacrifício de 90 minutos e pelo que os jogadores ganham, estão muito bem pagos” . Resumindo manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Mas para tudo há limites. Jogar em Goiânia às 11 horas da manhã em um clima seco, com umidade semelhante a de um deserto é certamente desumano. No jogo entre Goiás e Joinville a temperatura dentro do campo chegou a 44°.

Para reforçar a tese vejam o que aconteceu em Teresina no Piauí. 

Em jogo válido pelo Grupo 4 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entraram em campo o Tiradentes do Piauí e o Viana do Maranhão. O jogo foi disputado às 15:00h apesar dos pedidos para a CBF alterar o horário. A entidade negou alegando que todos os jogos da última fase deveriam ser disputados no mesmo horário.

Com temperatura de 39°C e umidade próxima aos 20% o jogo teve início. 

Logo aos 7 minutos a goleira do Viana começou a passar mal. Ela vomitou em campo e foi levada de ambulância para o Hospital de Urgência de Teresina.

Mais 5 atletas do Viana passaram mal com desidratação e foram encaminhadas ao Hospital de Urgência. O jogo terminou 10 a 0 para o Tiradentes e teve que ser encerrado aos 38 minutos do 2º tempo pois o Viana ficou com apenas 6 atletas em campo.

Ao todo, 9 atletas desmaiaram em campo.

Em nota a Federação Piauiense de Futebol se manifestou

"Já prevendo as dificuldades de uma partida de futebol realizada às 15h, a Federação de Futebol do Piauí solicitou à CBF, no dia 20 de setembro, a alteração no jogo para as 19h. A Confederação, no entanto, manteve o horário alegando que, por se tratar da última rodada da fase classificatória do Campeonato Brasileiro Feminino, todos os jogos deveriam acontecer em horários concomitantes no país. A FFP se preocupa com o estado de saúde das atletas, mas indica que vale verificar as condições em que as jogadoras do Viana entraram em campo - como horário de alimentação, por exemplo, visto que, nenhuma jogadora do Tiradentes, nosso representante, sofreu alguma adversidade. Apesar da situação, a Federação parabeniza o representante piauiense pela expressiva vitória, que garantiu ao Tiradentes a classificação para a próxima fase do campeonato como líder do grupo ao aplicar a segunda maior goleada da competição até aqui".

Nenhum comentário: