sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Gestão de Enil é Marcada por Polêmicas e Poucas Ações em Favor dos Advogados

A passagem de Enil Henrique no comando da OAB-Goiás é marcada por investimentos no Centro de Lazer da Ordem (o CEL da OAB-GO), de acordo com análise de um balanço solicitado pelo site A Redação e entregue ao veículo pela própria assessoria de imprensa da seccional goiana.

Os dados oficiais mostram que a maior parte das realizações de Enil Henrique foi direcionada ao CEL da OAB e engloba reformas das saunas e do campo de futebol, com substituição de todo o gramado; aquecimento das piscinas do Parque Aquático e a construção de um quiosque para comercialização de coquetéis, bebidas destiladas, sucos e refrigerantes.

Na lista de realizações, constam também quatro audiências públicas ao longo de todo o ano: sobre as varas de família de Goiânia, juizados especiais, audiências de custódia e piso salarial de advogado.

O chamado “Portal da Transparência”, lançado por Enil, é alvo de críticas do candidato oposicionista Lúcio Flávio de Paiva. “O Portal da Transparência, como está, é insuficiente. Não expõe na sua totalidade as informações que a advocacia tem o direito de saber. Também veio de forma tardia. Precisou que o Ministério Público Federal acionasse a diretoria para que fosse implantado”, criticou Lúcio Flávio ao jornal A Redação.

Enil também viu seu nome envolvido em polêmica ao distribuir 50 medalhas em ano eleitoral. Até este ano, a honraria só havia sido entregue a seis advogados, todos ex-presidentes da Ordem. A realização da Olimpíada dos Advogados também é destacada no balanço de realizações da gestão de Enil Henrique. O evento, no entanto, foi marcado pela trágica morte do advogado paraense Wandercley Raimundo da Silva Oliveira, 52, que sofreu infarto fulminante durante jogo de futebol.

Em seu mandato-tampão, Enil Henrique também realizou duas campanhas, umas delas polêmica. O lançamento da campanha “OAB Para Todos” foi marcado pelo descumprimento do Provimento nº 135/2009, do Conselho Federal, que proíbe uso de slogan na marca da entidade, em território nacional. A “OAB Para Todos” gerou questionamentos sobre uso da máquina administrativa para fins eleitoreiros. 

Enil Henrique realizou neste ano também a "Campanha de Combate à Corrupção", movimento que já ocorre anualmente. No interior do Estado, a atuação de Enil Henrique é prioritariamente marcada pela inauguração de reformas e construções de espaços físicos iniciados na gestão de Henrique Tibúrcio.

Nenhum comentário: