quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Russomanno e Datena Lideram Disputa Pela Prefeitura de São Paulo


Se as eleições municipais previstas para serem realizadas em outubro de 2016 fossem antecipadas para esta semana, o eleitorado da maior cidade do país teria dois apresentadores de TV brigando pelo cargo de prefeito. É o que aponta o Paraná Pesquisas em simulações cujo os resultados foram revelados à imprensa na noite desta terça-feira, 4. Os favoritos para o comando da cidade de São Paulo são, de acordo com o levantamento, Celso Russomanno, da Record, e José Luiz Datena, da Band.

Deputado federal mais votado do país em 2014, quando concorreu a uma vaga na Câmara pelo PRB paulista, Russomanno aparece na liderança nos três cenários divulgados pelo instituto de pesquisa. No primeiro quadro de possíveis candidatos, o parlamentar responsável pelo quadro 'Patrulha do Consumidor' lidera com 33,5% das intenções de votos. Datena aparece em segundo, com 22,5%, sendo seguido pela ex-prefeita Marta Suplicy (11,6%), pelo atual gestor, Fernando Haddad (9,8%), e pelo tucano Bruno Covas (5,8%).

O segundo cenário apresentado troca o virtual candidato do PSDB na briga pelo comando do Executivo paulistano. No lugar do neto do ex-governador Mário Covas, aparece o nome de Andrea Matarazzo, que assim como os representantes de PRB e PP tem vínculo com a imprensa: apresenta o 'A Cara do Povo', programa transmitido pela Rádio Capital aos sábados, das 10h às 12h. Apesar do tucano-comunicador, a dupla da televisão segue na frente. Russomanno figura com 34,2%, enquanto Datena surge com 22,4%. Marta e Haddad continuam em terceiro e quarto, respectivamente. Matarazzo ocupa a quinta colocação, com 5,1%.


Mais um apresentador de TV

Se com o deputado federal Bruno Covas e com o vereador-radialista Andrea Matarrazo, o PSDB não chega à faixa de 6% das intenções de votos dos paulistanos, os resultados não são animadores com o terceiro nome do partido que aparece no levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas. No último cenário apresentado, o tucano da vez é João Dória Júnior, empresário do Grupo Lide, que mantém uma editora de revistas e produz o 'Show Business', atração semanal exibida pela Band e por emissoras de TV por assinatura. Dória Júnior também aparece em quinto, com 4,2%. O apresentador da Record tem 34,1% e Datena, 22,4%.


Candidatos sólidos?

Diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo questiona se a dupla de jornalistas que aparece na frente nos três cenários apresentados desta vez tem força para se manter na briga pela prefeitura paulistana até o dia de o povo ir às urnas. “Há uma polarização entre os dois apresentadores, mas será que eles se sustentam no período eleitoral?”, pergunta o pesquisador, que pondera a respeito dos 14 meses que separaram os números atuais do pleito de 2016. “Ainda é cedo, mas mostra como se inicia o processo eleitoral”.

Nenhum comentário: