Jeep Cherokee |
A tecnologia que equipa dos carros está cada dia mais avançada. O que poderia significar maior conforto e segurança pode também se tornar um verdadeiro pesadelo.
Pelo menos é o que 2 pesquisadores americanos divulgaram e pior, provaram.
Chris Valasek e Charlie Miller conseguiram de forma remota controlar carros fabricados pela Chrysler equipados com o sistema de bordo UConnect.
Os 2 hackers mostraram que podem via internet controlar os sistemas eletrônicos do veículo e interferir em sistemas vitais como volante, ignição e transmissão.
Em uma demonstração relatada em uma reportagem da revista americana Wired, os dois pesquisadores conseguiram acionar o ar condicionado, aumentaram o volume do som e cortaram o motor de um Jeep Cherokee. O carro estava trafegando em uma rodovia. Os 2 hackers estavam no sofá de sua casa utilizando-se de um laptop.
Cherokee Caiu no Canteiro |
Em outra experiência um Cherokee estacionado foi manobrado fazendo o carro cair em um canteiro.
Para acessar os carros, os hackers localizam os veículos através da Rede de Telefonia Móvel da Sprint (Operadora Norte Americana). Como o sistema não tem proteção (firewall), os hackers podem controlar o carro assim que encontrarem o IP do veículo.
A Chrysler já foi avisada sobre o problema e a correção deve ser feita de forma manual em uma oficina autorizada por um mecânico habilitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário