segunda-feira, 1 de junho de 2015

Nova Executiva do PSDB Metropolitano Assume Com Desafio de Construir Candidatura a Prefeitura de Goiânia


Após 15 anos sem candidatura própria à Prefeitura de Goiânia, o PSDB terá, em 2016, um nome que concorrerá Paço Municipal, afirmou o governador Marconi Perillo em convenção municipal do partido realizada neste domingo, na Câmara de Vereadores. “Com todo respeito aos demais partidos da base aliada, mas isto é inegociável”, disse o tucano em evento que oficializou a posse do empresário, advogado e presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Rafael Lousa, como presidente do diretório metropolitano.

Rafael, em discurso, já havia antecipado o que seria a tônica da fala de Marconi, enumerando estratégias para fortalecer o PSDB metropolitano com vistas a 2016. “Temos a missão de preparar o PSDB para as eleições do ano que vem, estruturar a base política do partido, fomentar o surgimento de novas lideranças. Teremos uma alternativa ao que estamos vendo aí. Vamos elaborar um projeto factível e consistente para nossa Capital como contraponto à atual administração”, disse ele ao público que lotou o auditório Jaime Câmara. Antes, em entrevista coletiva, o novo dirigente já havia elencado problemas em setores como saúde e transporte, reforçando a importância de uma “agenda positiva” para Goiânia.

Ainda que 2016 tenha pautado a convenção do PSDB, os tucanos priorizaram a citação de projetos para a Capital em detrimento à apresentação de nomes que pudessem concorrer ao Paço no ano que vem. Seguiram por dois caminhos: enquanto Marconi enumerou obras e avanços de suas gestões (1999-2002, 2003-2006, 2011-2014) em Goiânia, os demais oradores apontavam possíveis soluções para problemas da atual administração.

Marconi ainda conclamou os tucanos a trabalharem bem de perto nas zonais, intensificando suas atuações naquelas onde ele, em disputas majoritárias anteriores, não ficou em primeiro lugar. Pediu que todos apurassem o que ocorria nestas regiões, uma vez que havia executados importantes obras, como duplicações de vias, projetos de iluminação urbana e na área social, entre outros, que poderiam, então, sagrar o próximo candidato tucano vencedor na corrida ao Paço. “A partir do próximo mês teremos uma intensa agenda positiva na Capital, como a inauguração do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage, na região Noroeste”, exemplificou.

Consenso
Sob o tema “Quem muda Goiânia é você”, a convenção tucana que ocorreu neste domingo elegeu os 71 integrantes e 24 suplentes do diretório metropolitano. Às 11h40, o ex-vereador Maurício Beraldo, que antecedeu Rafael Lousa na presidência, leu a lista dos tucanos que formaria a Executiva. Todos, a começar pelo novo presidente, foram escolhidos por consenso. Também foi formado o Conselho de Ética, com cinco titulares e cinco suplentes.

“O Rafael foi testado e aprovado na presidência da Associação dos Jovens Empreendedores e fez um brilhante mandato. Ele está se saindo muito bem na presidência da Juceg e se saiu muito bem como secretário de Indústria e Comércio. O partido está entregando o seu diretório a excelentes mãos”, ressaltou o governador.

“Rafael é dinâmico e honesto. Será o condutor do processo que vai culminar com a eleição de um prefeito do PSDB no ano que vem”, enfatizou o ex-prefeito Nion Albernaz. O novo presidente ainda foi citado como “empreendedor” e “dinâmico” e “com capacidade de trabalho” pelo secretário de Estado de Governo, Henrique Tibúrcio. “O nome dele foi colocado (no processo sucessório) e está em sintonia com todos os diretórios zonais”, disse o ex-presidente Maurício Beraldo. “Ele é dedicado ao partido”, completou.

Além do governador Marconi Perillo, também participaram do evento político deputados estaduais e federais, vereadores, secretários e demais auxiliares do Governo do Estado, além do ex-prefeito Nion Albernaz, alvo de muitas homenagens durante a reunião e cujas gestões à frente da Prefeitura (a última de 1997 a 2000) foram invocadas por diversas vezes como contraponto à administração petista. Integrantes de outros partidos da base marcaram presença - caso do PSD, ali representado pelo deputado estadual Francisco Júnior.

Números
A nova Executiva quer aumentar o número de filiados em Goiânia – são 18 mil, atualmente. Para isso, ampara-se, sobretudo, no trabalho que foi feito nos últimos meses nas dez zonais da Capital, mobilizando lideranças, discutindo projetos e debatendo política. As articulações nas zonais foi, inclusive, ponto comum aos discursos de todos que participaram da convenção do PSDB, sobretudo por ter sido fortemente estruturada pela gestão anterior, dando voz ao todos os segmentos da sociedade. Trabalho que será mantido e consolidado pelo novo presidente, garante Rafael Lousa.

“A ativação das zonais, este processo de estruturação que foi feito, de forma orgânica, merece aplausos e o nosso reconhecimento”, disse o governador Marconi Perillo em discurso.

Em 2016, o partido quer mais do que dobrar a bancada de vereadores na Capital. Atualmente são cinco: Geovani Antônio, Anselmo Pereira, Thiago Albernaz, Cristina Lopes e Gian Carlos. A expectativa são, no mínimo, 13 eleitos em outubro do ano que vem.

Perfil – Rafael Lousa
Rafael Lousa é empresário, advogado – também formado em Ciências Sociais e Políticas pela UFG - e atualmente preside a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), além de ser diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional das Juntas Comerciais. 

A convite do governador Marconi Perillo, foi secretário interino de Estado de Indústria e Comércio, pasta em que respondeu também pela Superintendência Executiva. Ex-presidente da Associação dos Jovens Empresários do Estado de Goiás (AJE, 2011-2012), Rafael Lousa já ocupou outras instâncias dentro do PSDB, como a secretaria geral na juventude estadual, partido ao qual está filiado desde 2001. Membro do diretório atual, ainda já foi diretor financeiro e de pesquisas do Instituto Teotônio Vilela, o órgão pensante da legenda.

Com 37 anos, Rafael, que tem pós-graduação em Estratégia de Gestão e em Direito Público, também acumula experiência como vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) e como presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás).

Crédito das fotos: Léo Iran / Fotoshow

Nenhum comentário: