Serão expostas, no hall de entrada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 25 peças do artesão João Gomes Silva, de Novo Gama
As tramas em fibras vegetais e sintéticas feitas pelo artesão João Gomes Silva, o “Juão de Fibra”, da cidade de Novo Gama, na região do Entorno de Brasília, estarão expostas no hall de entrada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, em Goiânia, a partir desta segunda-feira (18/05). Trata-se da 14ª edição do programa Goiás Mostra Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da Gerência de Artesanato.
A abertura oficial da mostra será às 10h, com a presença dos superintendentes de Indústria e Comércio, Vítor Hugo Queiroz (executivo), e de Micro e Pequenas Empresas, Thiago de Souza Peixoto Falbo, e do gerente de Artesanato da SED, André Franco, coordenador do programa. A exposição, que fica aberta até o dia 29 deste mês, reúne 25 peças produzidas por João Gomes. São bolsas, cestas, vasos, colares, pulseiras e outros acessórios e utilitários de diferentes cores e texturas feitos a partir do trançado de fibras.
O objetivo do programa Goiás Mostra Artesanato é divulgar o trabalho dos artesãos goianos, destacando a qualidade dessa produção e o artesão de modo individual. Ao final da 50ª edição do programa, será publicado um livro com o melhor do artesanato do estado de Goiás.
João Gomes
Esta é a primeira vez que o trabalho de João Gomes é exposto em Goiânia. O artesão começou cedo a criar suas peças trançando fibras vegetais e sintéticas, aos 13 anos de idade, e hoje dedica parte do seu tempo a ensinar o ofício a outras pessoas. Recentemente, participou de uma capacitação do Sebrae na região de Rio Verde, ensinando as tramas a artesãos de Mineiros, Rio Verde e Lagoa do Bauzinho.
Além da exposição no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, João Gomes terá suas peças expostas na Casa do Artesão a partir deste mês, onde serão comercializadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário