sexta-feira, 15 de maio de 2015

SED Realiza 14ª Edição do Goiás Mostra Artesanato

Serão expostas, no hall de entrada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 25 peças do artesão João Gomes Silva, de Novo Gama



As tramas em fibras vegetais e sintéticas feitas pelo artesão João Gomes Silva, o “Juão de Fibra”, da cidade de Novo Gama, na região do Entorno de Brasília, estarão expostas no hall de entrada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, em Goiânia, a partir desta segunda-feira (18/05). Trata-se da 14ª edição do programa Goiás Mostra Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da Gerência de Artesanato.

A abertura oficial da mostra será às 10h, com a presença dos superintendentes de Indústria e Comércio, Vítor Hugo Queiroz (executivo), e de Micro e Pequenas Empresas, Thiago de Souza Peixoto Falbo, e do gerente de Artesanato da SED, André Franco, coordenador do programa. A exposição, que fica aberta até o dia 29 deste mês, reúne 25 peças produzidas por João Gomes. São bolsas, cestas, vasos, colares, pulseiras e outros acessórios e utilitários de diferentes cores e texturas feitos a partir do trançado de fibras. 


O objetivo do programa Goiás Mostra Artesanato é divulgar o trabalho dos artesãos goianos, destacando a qualidade dessa produção e o artesão de modo individual. Ao final da 50ª edição do programa, será publicado um livro com o melhor do artesanato do estado de Goiás.

João Gomes
Esta é a primeira vez que o trabalho de João Gomes é exposto em Goiânia. O artesão começou cedo a criar suas peças trançando fibras vegetais e sintéticas, aos 13 anos de idade, e hoje dedica parte do seu tempo a ensinar o ofício a outras pessoas. Recentemente, participou de uma capacitação do Sebrae na região de Rio Verde, ensinando as tramas a artesãos de Mineiros, Rio Verde e Lagoa do Bauzinho.


Além da exposição no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, João Gomes terá suas peças expostas na Casa do Artesão a partir deste mês, onde serão comercializadas.

Nenhum comentário: