O Secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, chega à Goiânia hoje (26/05), às 15h40, com um interesse especial: as administrações por meio de Organizações Sociais em Saúde (OSS) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Leonardo Vilela, Secretário de Estado da Saúde de Goiás, recepciona o colega e o acompanha a visita, às 16h, ao HDT, localizado no Parque das Laranjeiras, em Goiânia.
Para Vilela, o modelo de gestão goiano está chamando a atenção do país pelo fato de que prova, na prática, que o SUS pode atender com excelência. Hospitais públicos estaduais de Goiás também já foram visitados por representantes do Mato Grosso do Sul (MS) e do Maranhão (MA). “Saúde de qualidade não pode ser acessível a uma minoria, pois se trata de um direito de todos e um dever do Estado. Estamos provando que, com responsabilidade e parcerias engajadas, podemos prestar à sociedade o serviço com a qualidade que ela merece”.
O HDT
Fundado em 1977, há anos o HDT é referência regional no tratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas, como HIV / Aids, tuberculose, meningite, hepatite, tétano, acidentes ofídicos e rábicos, hanseníase, pênfigo e vitiligo, entre outras. Desde que o Estado de Goiás passou a compartilhar a gestão da unidade com a organização social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em julho de 2012, o HDT deu início a inúmeras ações que tinham o objetivo de torná-lo uma referência nacional, não apenas em tratamento e pesquisa, mas também em atendimento.
Hoje, a humanização também é uma das marcas do hospital, que realiza, todos os meses, algo em torno de quatro mil atendimentos ambulatoriais e de emergência. Com 130 leitos, o HDT foi o primeiro hospital da área de infectologia do Brasil a conquistar um certificado de qualidade da ONA (Organização Nacional de Acreditação).
Entre as ações e conquistas de destaque do HDT, estão o acompanhamento de gestantes soropositivas e seus bebês até um ano e meio de idade; a premiação no concurso “Somos parte do SUS que dá certo”, do Ministério da Saúde; a classificação de Hospital Pérola, como referência em casos graves de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e conquista do título de Unidade Humanizada.
Recentemente, na Feira Hospitalar 2015, o HDT foi destaque no Fórum de Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, quando a diretora geral, Anamaria Arruda, proferiu palestra com o tema “Implementação de Práticas de Gestão da Qualidade e Acreditação: como deu certo no HDT”.
O Hugo
O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) é o maior do Estado e um dos maiores do País, no atendimento a urgências e emergências, diagnóstico, terapia e internação. Possui mais de 400 leitos, entre leitos de internação e UTI e recebe pacientes do todos os municípios e até de outros Estados. Mensalmente, são quase três mil internações e quase sete mil atendimentos diversos. É administrado pelo Instituto de Gestão em Saúde (Gerir).
O Hugo, além de ser referência no atendimento, também é bem avaliado nos quesitos estrutura física e humanização. A gestão da unidade dotou o hospital de condições para o desenvolvimento de uma assistência humanizada, fundamental pra a recuperação do paciente. O Hugo foi contemplado com uma capela ecumênica e uma sala pós-alta. Nas enfermarias e recepções foram instalados aparelhos de televisão LED e LCD. As salas cirúrgicas, recepções e central de material de esterilização receberam aparelhos para climatização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário